30 OUT 2023
GABINETE DA PREFEITA
Feira Arte na Praça atrai pessoas até de outros estados
Evento de encerramento das comemorações de dois anos foi marcado por exposições e vendas de produtos antigos

O encerramento do mês de comemoração de dois anos da Feira Arte na Praça no último domingo (29), na Praça Washington Luiz, contou com várias atividades inéditas. Além de valinhenses, teve expositores de Cosmópolis, São Paulo, Tremembé e Sorocaba e até de outros estados com brechó de roupas, vinil, exposição de Fuscas, além das tradicionais atrações, como brinquedos infláveis, artesanato e comidas típicas de rua.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy prestigiou o comércio local, percorrendo todos os espaços. Esta edição especial teve a 1ª Feira do Desapego e Brechó, a 1ª Feira do Disco, o Encontro Amigos da Capoeira, o Encontro de Fuscas e o Dia da Sustentabilidade. “A praça tem um pouco de tudo hoje. Como estão as vendas?”, perguntou.

Com estandes de roupas novas e seminovas, a expositora Solange Azevedo, de Valinhos, tinha várias araras. “Foi uma experiência boa e estou vendendo bem”, afirmou, ao participar pela primeira vez.

Quem aproveitou a oportunidade foi Marli Santos Rodrigues, moradora do Bairro Colina dos Pinheiros. Logo no início da feira já tinha duas sacolas de roupas. “O brechó está maravilhoso. Deveria ter sempre eventos assim porque dá para comprar peças boas com ótimos preços”, garantiu ela.

DISCOS

De São Paulo, a Feira de Discos se tornou um ponto de compra, troca de informação e aficionados pelo vinil, além dos CDs. “Tem de tudo. De MPB ao rock. Do jazz ao eletrônico. De artistas antigos e dos atuais. Valinhos têm muitos colecionadores e estamos fazendo bons negócios”, adiantou o organizador Rodrigues Marques Foresto. “A praça é gostosa, o ambiente é bom e a galera daqui é muito receptiva”, acrescentou.

Fazendo uma varredura no material exposto, Leonardo Almeida, que é de Jundiaí, verificava os vinis de rock. “Acho muito interessante este tipo de evento. Valinhos deveria fazer mais igual a este”, disse ele, que tem família na cidade.

De Cosmópolis, Antônio Ignácio Ferraz expôs seus banquinhos dobráveis de madeira. “Aqui é uma porta de entrada para futuras vendas”, confirmou ele, que também faz mesas, cadeiras e outros móveis de madeira. “Os banquinhos quem mais gostam e compram são os pescadores e caminhoneiros porque são fáceis de carregar para qualquer lado, mas as crianças também gostam muito”.

CAPOEIRA

O som dos atabaques, que unificou vários grupos de capoeira, ecoou na praça inteira. Na roda tinha crianças, aprendizes e os mestres, que se reúnem todo último domingo do mês. A prefeita também participou. “A praça atrai muita gente e eles gostam de ver os saltos”, explicou Ênio Alexandre de Souza, o contramestre Borges, do grupo Cultural Alforria.

FUSCAS

O organizador do Encontro de Fuscas, Alex Torres, já tem uma parceria na Feira Arte na Praça, expondo todo último domingo do mês. “A população gosta muito de carro antigo”, contou.
De Salvador (BA), o colecionador Jaime Carvalho, 63 anos, expôs pela primeira vez em Valinhos. “Este verde, da última edição do Fusca no Brasil, a edição de ouro, de 1996, tem 15 mil quilômetros rodados”, detalhou ele, que também possui o relançamento do veículo feito pelo então presidente Itamar Franco, de 1993, com 18 mil quilômetros rodados e um branco, de 1996, com mais de 100 mil quilômetros rodados. “Mudei para Vinhedo no ano passado, mas vou sempre para Salvador de Fusca. Amo Fusca”, finalizou.

A Feira Arte na Praça é realizada aos domingos, das 9h às 13h, na Praça Washington Luiz.