10 NOV 2023
Olho Vivo: GCM reforçará segurança na região de comércio e rodoviária

Com aumento do efetivo, novas ações preventivas serão realizadas no Centro, no São Marcos e Jd. Paraíso na próxima semana

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos reforçará a segurança na região central e nos bairros Jardim São Marcos e Jardim Paraíso a partir de segunda-feira (14) com a presença de novos servidores nas ruas no início da tarde. O reforço faz parte do estágio exigido na etapa final da formação dos guardas. O grupo auxiliará nas ações já realizadas pela corporação em horários e locais estratégicos, como o terminal rodoviário e ruas com concentração de estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

A ação será realizada até 9 de dezembro, quando começa a Operação Papai Noel nos períodos diurno e noturno, inclusive aos domingos em que os comércios abrirem.

O trabalho será interligado ao sistema Olho Vivo, que permite a consulta integrada e imediata das informações dos veículos, por exemplo, e outros dados dos serviços de monitoramento da Central de Operações e Inteligência (COI). O objetivo é aumentar a segurança dos pedestres, comerciantes e da população em geral em novembro e dezembro, meses caracterizados pelo aumento do fluxo de pessoas nas ruas.

O secretário de Segurança Pública, Argeu Alencar, destaca que os novos servidores passaram por formação técnica teórica e prática desde maio, quando a prefeita capitã Lucimara de Godoy anunciou a ampliação de 30% do efetivo da GCM. “Noções de Direito, aprendizado e treinamento das técnicas de abordagem, de conduta policial, defesa pessoal, de pronto socorrismo, pilotagem de motocicletas e viaturas, psicologia fazem parte do processo de preparação, entre outras ações”, explica.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos