14 NOV 2023
Defesa Civil alerta para cuidados essenciais durante as altas temperaturas
Evitar exposição excessiva ao sol e hidratação ajudam a evitar os efeitos da baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil de Valinhos alerta para os cuidados necessários devido as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, principalmente para crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas, pois tendem a ficar desidratados mais rapidamente.

“O calor excessivo diminui a umidade, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto dos olhos, boca e nariz, tosse, crise de asma, coriza, garganta seca e sangramento nasal”, explica o diretor da Defesa Civil, Marcos Augusto de Paula.

Para evitá-los, a hidratação é indispensável. Também é importante não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentir menos fome, mantendo uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves.

Fazer refeições leves e frias mais vezes ao dia também pode ajudar a enfrentar as altas temperaturas. Preferir ambientes arejados e evitar aglomerações são outras recomendações importantes.

Acessórios como chapéu e óculos escuros, além do uso de roupas leves e de protetor solar devem fazer parte da rotina. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas também ajuda a evitar o ressecamento.

Não fazer exercícios físicos em horários com mais incidência de radiação ultravioleta do sol, das 10h às 16h, e evitar a exposição excessiva ao sol, que pode causar mal-estar e insolação, são outras dicas.

Valinhos registrou 39ºC nesta terça-feira (14) e a umidade relativa do ar chegou a 20%, considerado estado de atenção.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos