23 NOV 2023
Olho Vivo: Prefeitura amplia frota da GCM com mais 4 viaturas

Número de veículos utilizados pela corporação subiu de 23 para 29 em dois anos; aumento de 26%

Mais quatro viaturas foram incorporadas nesta quinta-feira (23) à frota da Guarda Civil Municipal (GCM), que conta agora com 29 veículos, aumento de 26% em dois anos.

As duas viaturas SUV Trailblazer Premier 4 x 4, destinadas às equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e as duas locadas, Renault Duster, foram entregues pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy na Base da Guarda Civil Municipal de Valinhos.

“Valinhos já é referência nacional em segurança e hoje tem mais um avanço por meio do Programa Olho Vivo, que integra os trabalhos dos guardas nas ruas ao Centro de Operações e Inteligência, de onde é feito o monitoramento da cidade com mais de mil câmeras e sistemas de dados que tornam o combate à criminalidade mais assertivo”, enfatizou.

Além de comportar um número maior de agentes e armamento superior, as novas viaturas ajudarão a potencializar as ações ostensivas e preventivas nas ruas de Valinhos, permitindo o apoio aos veículos menores que operam preventivamente em bairros.

“Quando um indivíduo é visto em atitude suspeita num carro ou numa moto, o guarda faz a abordagem e instantaneamente é feita a consulta das placas e do trajeto do seu veículo na cidade pelos sistemas de monitoramento”, exemplificou o secretário de Segurança Pública, Argeu Alencar da Silva, ao lembrar que até mesmo pessoas procuradas pela Justiça podem ser descobertas por meio da pesquisa feita no Centro de Operações e Inteligência (COI) inaugurado em janeiro.

Os novos veículos da Romu também poderão dar apoio às demais viaturas em diversas ocorrências, inclusive às polícias estaduais, além do atendimento às ocorrências em locais com grande concentração de pessoas, invasão de áreas, controle de tumultos e operações integradas com outros órgãos públicos.

Neste ano, somente as equipes ROMU atenderam 3.713 ocorrências, respondendo a quase 11% do total realizado pela GCM. A corporação registrou ainda 91 ocorrências com abordagem de veículos, com imagens capturadas pela muralha digital.

Estiveram presentes no evento a chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, e respectivos secretários, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Osmir Cruz, o vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Samasso, e os vereadores Alexandre Japa e Fábio Damasceno (em representação), a comandante da GCM, Sandra Magalhaes, o diretor de Operação da GCM, Aparecido Ignácio, os sub inspetores da ROMU, José Donizete Cezário e Jesuíno Osório, o inspetor do Centro de Operações de Inteligencia (COI), Robson Cleber Silva, o diretor de Gestão de Processos, Redcliff Sierra, o capitão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Valinhos, Fábio Azevedo, o delegado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Júlio César Brugnoli, o sargento do Corpo de Bombeiros, Hélio Jr, além das corporações de Vinhedo, Campinas e Artur Nogueira.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos