Prêmio na categoria até 500 mil habitantes foi entregue à prefeita Capitã Lucimara em evento no Rio de Janeiro
O esforço da administração da prefeita Capitã Lucimara de Godoy em transformar Valinhos em uma cidade digital e mais moderna foi reconhecido e destacado nacionalmente.
O município conquistou nesta quarta-feira (6) o terceiro lugar, na categoria de 100 até 500 mil habitantes, no prêmio da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), denominado “Awards de Cidades Inteligentes”. A premiação reconhece as cidades mais inteligentes, tecnológicas e inovadoras do país.
A medalha de bronze foi entregue à prefeita, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Na premiação a Capitã Lucimara esteve acompanhada dos secretários da Fazenda e Tecnologia e Qualidade, Crislânio Lopes da Silva e Fábio Marinho Silva de Medeiros, respectivamente.
Mais agilidade
Segundo a prefeita a premiação é resultado da desburocratização e da transparência que o município alcançou por meio do programa Valinhos 360 e outras ações, que viabilizaram uma gestão com melhoria da eficiência da máquina pública. (Veja abaixo).
“Eu disse que era uma revolução silenciosa. O nosso programa Valinhos 360 e os outros que estamos desenvolvendo vieram para facilitar a vida do cidadão. Deram a nós, gestores, ferramentas para podermos entender e atender melhor todas as áreas, trabalhar de maneira mais eficiente e acertada, como o valinhense merece. Parabéns a todos os nossos servidores, em especial aos secretários Lopes e Fábio, que conduziram esse projeto com maestria”, complementou Capitã Lucimara.
Prêmio
Promovido pela ANCITI, o prêmio reconhece os municípios com as melhores iniciativas e desempenho na área de tecnologia da informação, inovação e transformação digital.
É importante destacar que premiação é a única nacional de Smart Cities, que tem foco exclusivo em ações do município. Valinhos ficou na premiação à frente das cidades de Petrolina (Pernambuco) e Maringá (Paraná) e atrás dos municípios paulistas de Pindamonhangaba e Jundiaí.
Nessa edição as categorias foram divididas entre os municípios com até 100 mil habitantes, de 100 a 500 mil habitantes ou acima de 500 mil habitantes, com premiação do 1º ao 3º lugar de cada categoria. Também foram premiados case de tecnologia, cidade destaque, presidente e secretário destaque e de prefeito destaque. No total foram 13 prêmios e o ranking final.
Valinhos está no ranking junto a outras premiadas: Aracaju, Araguaína, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Guarapuava, Ipojuca, Itajubá, Jaguariúna, Jundiaí, Lajeado, Londrina, Maringá, Petrolina, Pindamonhangaba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Cristóvão, São Luiz e São Paulo.
Cidade Digital
Conheça algumas das ações que levaram Valinhos a ser indicada no prêmio:
Valinhos 360
A cidade deixou o 'analógico' de lado e partiu para o virtual. Desde julho de 2023, passou a tramitar todos os protocolos, processos e documentos administrativos de forma 100% digital. De onde estiver, o cidadão tem autonomia para enviar documentos, solicitar serviços ou resolver pendências.
iCidadão
Num espaço mais funcional, moderno e organizado, a Prefeitura facilitou o acesso da população a 11 serviços no Paço Municipal, e ainda disponibilizou agendamento prévio pela internet.
Faz parte dessa ação a emissão do Cartão iCidadão, que nada mais é que uma espécie de CPF municipal. É por meio dele que o munícipe pode ter acesso a vários serviços da Prefeitura. Também é com a ajuda dele que a Municipalidade consegue entender cada cidadão e sua busca pelos serviços públicos.
Assim, a Prefeitura consegue trabalhar para melhorar ou criar novas políticas públicas que beneficiem seu dia a dia na saúde, na assistência social, na educação, na cultura, no esporte e em várias outras áreas.
Licença Ágil
Aqui o objetivo é dar mais agilidade na liberação de licenças de obra, sejam para as novas ou à emissão de habite-se. Também vale para projetos de edificações de pequeno porte e baixíssimo impacto urbano e à regularização de construções.
Empresa Fácil
Quem é empreendedor não tem tempo para perder. Então a Prefeitura de Valinhos passou a disponibilizar essa ferramenta digital para quem quer abrir seu negócio sem sair de casa, já dando entrada no pedido pela internet.
O cidadão pode ingressar com a solicitação de abertura de sua empresa, que de forma integrada passa pela análise da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), RedeSim do Governo Federal e ainda conta com pesquisa de viabilidade de uso do solo automática. O resultado você recebe no seu e-mail.
Para quem quer mudar de área ou atualizar os dados, também é possível alterar e encerrar empresas de forma totalmente on-line, sem se deslocar à Prefeitura.