11 DEZ 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Saiba como usar o “Alô GCM”, aplicativo de segurança para pessoas com deficiência auditiva
Ferramenta do Programa Olho Vivo, da Prefeitura de Valinhos, permite que a GCM veja a vítima e o ambiente ao seu redor em tempo real

Para utilizar o aplicativo “Alô GCM”, lançado pela Prefeitura de Valinhos na última semana, pessoas com deficiência auditiva podem solicitar o cadastro pelo
e-mail coi@valinhos.sp.gov.br ou comparecer à sede da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica na João Bissoto Filho, 600, Ortizes, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

É preciso apresentar RG/CPF ou CNH e o documento que comprove a deficiência. O aplicativo, disponível no sistema Android, será instalado no momento do cadastro junto com a explicação sobre o seu funcionamento. É aconselhável levar um acompanhante.

FUNCIONAMENTO

O usuário utilizará o aplicativo para se comunicar com a GCM seja por uma necessidade de emergência envolvendo a si mesmo ou para comunicar um fato ocorrido com terceiros.
Segundo Robson Cleber Silva, inspetor da GCM, o funcionamento é simples. “Na tela aparecerá um botão na cor vermelha, na parte de baixo, com a escrita "Iniciar Chamado". Ele deverá ser pressionado por três segundos. Em seguida, na sede GCM, o plantonista receberá esse chamado e iniciará o atendimento. A câmera frontal do telefone do usuário será disponibilizada para o plantonista, que conseguirá ver, por vídeo, o que está ocorrendo naquele momento”, explica.

O usuário poderá também trocar para a câmera traseira do seu telefone, onde será possível o plantonista da GCM visualizar o ambiente e tomar as medidas necessárias. “O funcionamento é bem intuitivo. Basta entrar no aplicativo, acionar o botão que aparece e já vai abrir a caixa de texto junto com a câmera”, resume.

Ele lembra que, ao fazer o cadastro, a pessoa já terá todos os seus dados inseridos no sistema e não será mais necessário repetir essas informações se houver ocorrência, tornando o atendimento muito mais ágil.

A implantação do aplicativo foi solicitada pela valinhense Andréa Luísa Borin, que buscou ajuda da administração municipal por meio de contato inicial com o vereador Thiago Samasso.
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024