14 DEZ 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Olho Vivo: GCM realiza Operação Papai Noel e dá dicas de segurança aos consumidores
Operação será realizada até o dia 23 nas áreas comerciais do Centro, São Marcos e Cecap

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos realiza desde a última quinta-feira (7) a Operação Papai Noel com rondas preventiva e ostensiva nas áreas comerciais do Centro e dos bairros São Marcos e Cecap. O trabalho nas ruas é interligado ao monitoramento Olho Vivo, pelo qual a cidade já conta com mais de mil câmeras de vigilância e sistema de leitura de placas de veículos e de pesquisa de dados.

A ação é uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), que estendeu o comércio até as 22h neste período, favorecendo ao comércio local.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar, lembra que o período natalino é caracterizado pelas intensa circulação de pessoas nas ruas. As distrações com vitrines, escolha de presentes ou conversas ao celular podem resultar em furtos ou roubos. Para inibir ou minimizar ações semelhantes, a GCM também dá algumas dicas importantes:

- Separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente da frente.

- Use roupas leves e confortáveis.
- Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento etc.
- Desconfie de empurrões ou esbarrões.
- Não deixe a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada. Mantenha a atenção, nunca perca o contato visual.
- Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras. Identifique-as com pulseiras.
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas.
- Leve consigo somente o que for necessário, como cartões.
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para a lado de dentro da calçada.
- Cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem. Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora.
- Pague com PIX ou cartão evitando, assim, andar com quantias elevadas de dinheiro.
- Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões bancários.
- Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam.

Em caso de furto ou qualquer ocorrência policial, comunique imediatamente a GCM pelo telefone de emergência 153. A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190. Para outras situações use o 192 do Samu ou 193 do Corpo de Bombeiros.