15 DEZ 2023
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos ganha reforço na segurança com mais 15 GCM's
1ª turma da Academia de Formação, criada neste ano pela Prefeitura, recebeu os certificados

A Prefeitura de Valinhos promoveu a formatura da primeira turma da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP) da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta sexta-feira (15), no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniram Barbosa. Dos 22 aspirantes que se tornaram guardas civis, 15 são de Valinhos, seis de Vinhedo e um de Itatiba.

A entrega dos certificados foi feita pela prefeita anfitriã da solenidade, Capitã Lucimara de Godoy, pelo prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e pelo secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, Luís Antônio Henrique Pereira, representando o prefeito Thomás Antônio Capeletto de Oliveira.

Capitã Lucimara lembrou da caminhada dos novos recrutas. “Há sete meses, na aula inaugural, eu vi muitos olhos brilhantes, ansiosos e cheios de expectativas pela nova profissão. Depois de mais de mil horas de treinamento, eu ainda vejo o mesmo brilho no olhar. Eu confio em vocês a minha vida e a da terceira cidade mais segura do país. Confio em vocês os mais de 126 mil habitantes de Valinhos”, declarou.

A prefeita recordou ainda que, além da formação prática e teórica, a cidade hoje oferece infraestrutura na área de segurança, elencando a Muralha Digital, o Programa Olho Vivo e as novas viaturas da corporação.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, acrescentou que hoje Valinhos é referência em segurança pública. "A formação é uma conquista, em que os instrutores se comprometeram em transmitir dedicação, ética e responsabilidade na atuação junto à sociedade”, discursou o secretário.

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, destacou a formação conjunta das cidades. “Estou muito feliz de estar aqui neste dia. Tenho certeza que a população terá mais qualidade de vida e mais segurança”, afirmou, lembrando que a cidade ganha mais três mulheres na corporação.

Já o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Itatiba, Luís Antônio Henrique Pereira, acompanhou o treinamento do único aspirante em formação de sua cidade. “Foi um preparo muito bem realizado pela parceria entre as três cidades. A formação foi positiva, pois teve a parte teórica e prática e hoje Valinhos é uma referência em segurança”, explicou.

Entre as formandas de Valinhos está Cláudia Turra de Andrade, a guarda-civil Turra que, após a formação, garantiu que se sente preparada para as ruas da cidade. “Fiquei surpresa positivamente com os cuidados com a nossa formação, principalmente com a parte humana. Tivemos inclusive aulas de psicologia e com trabalho do emocional”, elogiou ela.

Estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; secretários, o vice-presidente da Câmara de Valinhos, vereador Thiago Samasso, e os vereadores Simone Bellini, Marcelo Yoshida e Alexandre Japa. Também compareceram o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Osmir Cruz, e o vice-presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Paulinho Pereira, e os vereadores Mazinho, que também é GCM, e Tiago de Paula.

Compareceram ainda o tenente do Corpo de Bombeiros, Bruno Sanches, os delegados de Polícia João Neves e Luiz Antônio Nista, representantes da Polícia Militar (PM) e as corporações de Santa Bárbara d'Oeste, Itupeva e Santo Antônio das Posses, além das de Itatiba, Vinhedo e Valinhos.

Formatura
O evento contou com a entrada dos formandos, seguidos das guardas bandeiras. Durante a cerimônia, os recrutas fizeram o juramento de dedicação e honra às corporações e às cidades que servirão.
Teve ainda a entrega dos brevês, que confirmam a conclusão do curso, pelos padrinhos/madrinhas.

A formatura contou ainda com o discurso do orador Thiado Harrison Felício, e a entrega de certificados para os três melhores recrutas, um de cada cidade, que foram Wagner Fabiano Riva de Valinhos, Diego Henrique Sanavio por Vinhedo, e Pablo Caetano de Oliveira de Itatiba.

Ao final, a 1ª turma entregou um mimo à prefeita Capitã Lucimara e ao paraninfo, o instrutor da GCM de Valinhos, Valtencir Pelegrini. A comandante da GCM de Valinhos, Sandra Magalhães, recebeu também um certificado homenageando simbolicamente os 48 instrutores, já que foi uma das instrutoras do curso de formação dos guardas-civis.

O treinamento foi realizado durante 30 semanas (7 meses) treinamento de aproximadamente 1200 horas, entre aulas teóricas e práticas, com estágio. Durante o aprendizado foram repassados conhecimentos sobre Direitos e suas legislações, Primeiros socorros, Defesa Pessoal, Treinamento de tiros, estudos psicológicos entre outros

São eles os formandos da 1ª Turma da Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP) da Guarda Civil Municipal (GCM):

Valinhos
Alex Vicente da Silva