11 JAN 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Segurança da 73ª Festa do Figo e 28º Expogoiaba terá monitoramento com câmeras em tempo real
Também contará com presença da GCM, da PM e de empresa terceirizada, além de outros reforços
Para garantir um clima tranquilo e familiar, a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba terá  monitoramento em tempo real pelo programa ‘Olho Vivo’, realizado pelo Centro de Operação e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM). Além das câmeras no recinto, a segurança terá reforço das câmeras dos prédios do entorno do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, onde acontecerá a festa entre os dias 12 e 28 deste mês.

“É um evento que nos preocupamos muito com a segurança, para que o valinhense e os turistas tenham tranquilidade para aproveitar os shows, os passeios e todas as atrações disponíveis”, garantiu o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

Segundo ele, o monitoramento será realizado da sede da GCM, onde muitas câmeras conseguem alcance de até 1 quilômetro, garantindo identificação de rostos e placas de veículos, dependendo do equipamento. “As placas dos veículos serão identificadas pela Muralha Digital, com câmeras principalmente nas entradas e saídas da cidade”, especificou o secretário.

Parceria

A segurança presencial contará com um posto de comando no recinto da festa, além das viaturas da GCM e a presença da Polícia Militar e da empresa terceirizada, prevista no contrato da produtora Estrela Som, responsável pelos grandes shows. “Tanto o recinto como a área externa do parque municipal terão patrulhamento da GCM. Do lado de fora contamos ainda com a presença da PM”, detalhou, lembrando que a terceirizada contará com o auxílio de detector de metais nas entradas e saídas da festa.

Conforme o secretário, a segurança foi planejada envolvendo inclusive as rodovias que desembocam na cidade. “Contamos com o apoio da Polícia Rodoviária estadual e as cidades circunvizinhas contribuirão com o patrulhamento realizado por suas GCMs. Entre as cidades estão Campinas, Itatiba e Vinhedo”, enumerou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo