15 JAN 2024
GABINETE DA PREFEITA
Festa do Figo: 83 mil pessoas curtem o 1º fim de semana do evento
(Crédito: Elaine Reino Mori)

Produtores estão satisfeitos e comemoram as vendas de frutas, que já superaram as expectativas

O primeiro fim de semana da 73ª do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos teve a presença de 83 mil pessoas. No primeiro dia, na última sexta-feira (12), 16 mil pessoas prestigiaram o evento, desde a cerimônia de abertura, realizada pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy e diversas autoridades, até o show com o grupo de pagode Pixote.

Já no segundo dia, no último sábado (13), passaram pelas catracas de entrada do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini mais de 32 mil pessoas. Na data quem se apresentou no palco principal foi a dupla Zé Neto e Cristiano.

No terceiro dia, no último domingo (14), 35 mil pessoas aproveitaram as variadas atrações da Festa, entre elas o show de sertanejo ‘raiz’, da dupla Guilherme e Santiago.

O presidente da Comissão Organizadora da Festa do Figo, Ricardo do Vale, comemorou o público registrado. Ele comentou que a expectativa é que o evento atinja até o próximo dia 28, de 250 a 300 mil pessoas.

“Desde o ano passado mudamos o formato da nossa mais tradicional Festa e já é fato que esse nosso novo modelo deu certo, pois tem agradado não apenas o público, mas também os produtores e expositores. Temos recebido vários elogios, principalmente em relação à segurança e à organização do evento. Nenhuma ocorrência foi registrada nos três primeiros dias de realização”, comentou.

Ainda segundo ele, o clima do evento contagiou os visitantes pelos quatro cantos do parque. “Temos atrações acontecendo simultaneamente, com opções para todos os gostos e idades, além de muita comida boa, sendo as maiores estrelas as nossas frutas!”, relatou.

FRUTAS
O presidente do Sindicato Rural e da Associação Agrícola de Valinhos, Pedro Pelegrini, destacou que os agricultores estão muito satisfeitos com o início desta edição. “A Festa está linda e os produtores comemoraram as vendas, afirmando que os números já superam as expectativas. Devemos ter um relatório quantitativo no final do evento”, afirmou.

A parte de venda de frutas e derivados reúne 34 estandes. Já a Exposição de Frutas conta com dez produtores. Os tradicionais leilões de frutas ocorrem nos domingos de Festa, das 13 às 16 horas, em frente ao Palco Frutas. São avaliadas as categorias figo roxo, goiaba vermelha, goiaba branca, uva niágara rosada, uva niágara branca, além de uma nova modalidade, o figo roxo tipo exportação.

Sobre a safra de figo 23/24, a estimativa de aumento é de 10% em relação à safra anterior, que foi de 2,2 milhões de caixas de figo, cada uma com 1,6 quilos; e 3,6 milhões de caixas de goiaba, cada uma com 3,5 quilos. Já a expectativa total para a edição é vender 120 toneladas de frutas.

A FESTA
Os portões do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini são abertos para o público da festividade a partir das 17h às quintas e sextas-feiras; e a partir das 10h no sábado e domingo. O evento prosseguirá até 28 de janeiro.

Até lá serão mais seis grandes shows, sendo quatro gratuitos e dois pagos, no Palco Principal, além de diversas atividades, atrações regionais no Palco Frutas, Tenda do Rock e no Restaurante Italiano e, também, muitas opções em frutas e comida.

GRANDES SHOWS

Dia 19/01 - Ana Castela (pago)
Dia 20/01 - Maik e Lian/Vini Drumont
Dia 21/01 - Turma do pagode
Dia 26/01 - Jorge e Mateus (pago)
Dia 27/01 - César e Paulinho/ Cantora Elis Justi
Dia 28/01 – Ira!

INGRESSOS
Os ingressos para os grandes shows, assim como para camarote e área vip para todos os dias de programação, estão disponíveis no site www.tycket.com.br. Nos dias de shows os ingressos também são vendidos na bilheteria da entrada principal, entre às 9 e 17h.

A empresa organizadora da Festa, a Produtora Estrela Som, alerta: para evitar golpes, a compra dos ingressos para os shows pagos e para camarote e área vip somente devem ser feitas pelo site www.tycket.com.br ou diretamente na bilheteria do evento.

Outro ponto de venda é o Supermercado Pague Menos, localizado na Avenida Independência, nº 2.822, no Jardim Santo Antônio.

73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba
Dias: de 12 a 28 de janeiro de 2024
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Rua Dom João VI, s/nº, Jardim Planalto