30 JAN 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Olho Vivo: nova sinalização diferencia câmeras de monitoramento de radares

Muralha digital de Valinhos é interligada ao Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal

Com a instalação das câmeras de monitoramento do programa de segurança municipal Olho Vivo, muitos motoristas confundiam os equipamentos com radares de velocidade. Pensando nisso, as secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e Cidadania, da Prefeitura de Valinhos, iniciaram a sinalização vertical das câmeras do sistema.

Diversos locais já receberam a placa de identificação com o logo do programa Olho Vivo e da Prefeitura, facilitando a visualização de motoristas e pedestres e identificando as câmeras de monitoramento.

“Com a instalação das placas fica muito mais fácil de identificar as nossas câmeras de monitoramento, acabando com o rumor de que aumentaram os radares em Valinhos”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Pedro Medeiros.

Munícipes podem conferir as instalações nos seguintes pontos: portal da cidade, Vale Verde, Rua Clark (três pontos), na saída para o bairro Saltinho (Reforma Agrária), Estrada da Pedra Branca, na saída para Campinas; no Reforma Agrária (altura bar do Donato), no Camping Macuco, Alameda Itaúna, no Joapiranga, na saída para a Rodovia Anhanguera; Alameda Itaipava, Rodovia Visconde de Porto Seguro, na saída do bairro Jambeiro; Rodovia Francisco Von Zuben, Rua Manoel dos Santos Marta, Rua Campos Sales, Rua Marcílio Lona, Avenida Dois, Rua João Tordin e Rua Ezequiel Benedito Silva.

OLHO VIVO

O programa Olho Vivo – que completou um ano de existência no mês de janeiro – já conta com 1.021 câmeras de segurança distribuídas em todo o município. Juntas formam uma espécie de “muralha digital”, com monitoramento 24h de toda a cidade e já contribuiu com a detenção de 18 pessoas e identificação de 325 veículos implicados em situações judiciais.

O Centro de Operações e Inteligência (COI) é parte fundamental do programa. Ele promove a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, utilizando alta tecnologia e inteligência artificial como ferramentas auxiliares. O COI ainda permite a integração de informações com 34 cidades do Estado de São Paulo que também utilizam o mesmo conceito digital de segurança pública.

Considerada a 3ª cidade mais segura do Brasil, Valinhos é pioneira na implantação desse sistema de segurança, além do aplicativo Alô GCM para atendimento de deficientes auditivos, botão SOS Cidadão para cadastro de pessoas em situação de risco, e o programa Câmera Amiga que integra câmeras privadas de condomínios, estabelecimentos e outros locais no sistema de monitoramento municipal.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos