06 MAR 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Curso gratuito de defesa pessoal do Projeto Guardiã Maria da Penha retoma as atividades
Projeto já formou mais de cem mulheres

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, por meio do projeto Guardiã Maria da Penha, deu início às aulas da 6ª turma do curso de defesa pessoal nesta quarta-feira (6), que conta com 40 alunas matriculadas e tem a duração de oito semanas.

Nessa primeira aula as alunas foram recepcionadas pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy; e pelo Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Drº Argeu Alencar da Silva. Depois de serem introduzidas às técnicas de defesa pessoal, a aula foi seguida de uma roda de conversa e de um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no próximo dia 8.

Na mesma roda, o secretário da pasta expressou sua admiração às mulheres ali presentes. “Não existe conquista sem luta. Para nós, a vitória das mulheres é a vitória de toda a sociedade. Por isso, agradeço a cada uma de vocês por acreditarem em nosso trabalho e a estarem aqui participando de nossa formação em defesa pessoal”, disse.

A formação

O curso é focado em técnicas de defesa pessoal para mulheres e ensina às participantes condições básicas de enfrentar situações de violência iminente, principalmente física, ensinando técnicas de evasão de agressões e esganaduras com movimentos circulares, posicionamento do corpo e rotações.

Durante as aulas as participantes aprendem a manterem a calma numa situação crítica de violência, seja dentro de casa, na rua ou no trabalho, e a aplicarem as técnicas para se afastarem do agressor e pedir ajuda.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024