03 ABR 2024
Dengue: Valinhos deverá receber 1.943 doses de vacina contra a doença

Secretaria da Saúde está agora no aguardo das liberações do Estado para definir logística para imunização

Valinhos deverá receber 1.943 doses de vacina contra dengue, de acordo com nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde à Prefeitura Municipal, sobre a distribuição da 3ª remessa para operacionalização da estratégia de imunização contra a doença.

Segundo a Secretaria da Saúde, a nota somente informa sobre a quantidade de doses que serão destinadas a Valinhos e indica que os imunizantes serão para a faixa etária da estratégia incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI), que é de 10 a 14 anos.

“Estamos agora, no aguardo das liberações das vacinas pelo Programa Estadual de Imunização para que possamos definir a logística e o fluxo para a imunização em nossa cidade”, afirmou a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos.

O documento enviado pelo Ministério da Saúde inclui também 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e recomenda o início da imunização para as idades de 10 a 11 anos.

Sobre as doses destinadas para a aplicação da segunda dose o envio será posteriormente, segundo a nota técnica, recomendando três meses para completar o esquema da vacinação considerando os registros da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

ESTADO DE EMERGÊNCIA

A prefeita Capitã Lucimara decretou no dia 21 de março estado de emergência na cidade, publicado na edição extra dos Atos Oficiais, por meio do Decreto n° 12040/2024, e se refere à adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no Município de Valinhos. O município registra mais de 1.700 casos confirmados somente neste ano.

O estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços. Outras nove cidades também decidiram pela adoção desta medida de combate à doença pelo na região de Campinas. São elas: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Louveira e Itapira.

AÇÕES

Valinhos criou também no dia 12 de março o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses. O grupo acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

A Secretaria está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios mecânicos de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros, além do aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo