04 ABR 2024
Cadastro Único para beneficiários do CRAS deve ser feito na Central iCidadão
CRAS São Marcos têm atendimento na própria sede
A Central iCidadão, da Prefeitura de Valinhos, faz atualização e o Cadastro Único (CadÚnico) dos beneficiários dos CRAS Figueiras, Central 1 e Central 2 no Paço Municipal. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, iniciando no balcão de triagem, sem necessidade de agendamento de horário. Já os beneficiários do CRAS São Marcos devem ir à própria sede para realizar o cadastro.

O CadÚnico dá acesso a vários benefícios do Governo Federal, incluindo o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e às tarifas sociais de energia elétrica e dos serviços de água e esgoto. Também garante a Contribuição Facultativa de Baixa Renda para o INSS, ID Jovem, além da isenção de taxa de inscrição para o ENEM, vestibulares, concursos públicos e a carteirinha do idoso para viagens, entre outros.

Documentação

Para fazer o CadÚnico é necessário apresentar a via original dos seguintes documentos: comprovante de residência, certidão de nascimento, casamento, averbação ou óbito; RG (não é aceita a CNH, porque é necessária a data de expedição do RG), CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho. Caso tenha a digital, deve ser apresentada a versão impressa.

Se tiver filhos, deve ser apresentada a certidão de nascimento, juntamente do RG e declaração escolar de todos. “Solicitamos a apresentação de alguns documentos necessários, como o comprovante de endereço atualizado, que contenha CEP da rua, dando preferência à conta de energia elétrica”, detalhou a diretora da Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.

Segundo ela é necessária a apresentação dos documentos de todos os membros da família que moram na mesma residência. “Também é necessário a comprovação de renda mensal, que pode ser por holerite, aposentadoria, pensão, auxílio INSS, contrato de meeiro e outros, além RG, mas não aceitamos CNH”, acrescentou a diretora.

Para as crianças e os adolescentes devem ser apresentados a certidão de nascimento, RG e CPF (se tiverem), além da declaração escolar com nome da escola e série que está frequentando.

“Para realizar o cadastro, não é preciso que venham todos os membros da residência, mas é necessário que uma pessoa se responsabilize por prestar as informações claras e corretas sobre todos os membros da família, para o entrevistador e trazer os documentos originais (físicos) de todos”, orientou a diretora.

Pessoas em situação de rua precisam apresentar o encaminhamento feito pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de Valinhos. “Já as pessoas acamadas ou que não tenham condições de comparecerem ao local, o responsável legal com tutela, curatela ou uma procuração no nome do beneficiário pode fazer o cadastro”, afirmou a diretora.

A Central iCidadão fica no Paço Municipal, na Rua Antônio Carlos, nº 301, no Centro. Já o CRAS São Marcos fica à Rua João Previtale, nº 2168, no Jardim Alto da Colina.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo