24 ABR 2024
Centro do Idoso inicia comemoração dos 41 anos de atividades com palestras
Também houve aferição de pressão, distribuição de kit bucal e atendimento podológico
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, iniciou a programação comemorativa dos 41 anos de atividades nesta quarta-feira (24) com palestras.

A enfermeira da rede básica municipal, Raquel Lana, explanou sobre prevenção, tratamento e cuidados com a hipertensão. “A pressão alta traz várias riscos à saúde, como neurológico, cardíaco, vascular e renal”, enumerou. Também pode agravar quadros de saúde. “Pressão alta deve ser cuidada a vida toda. Não só na Terceira Idade. Uma vez por ano todos devem medir a pressão”, recomendou.

Os alunos da Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, juntamente com a professora Arlete Oliveira, apresentaram os cuidados necessários para uma boca saudável. “É importante ter uma boa saúde bucal. Não é normal perder os dentes. Isto impacta na qualidade de vida do idoso e na sua autoestima”, informou a professora. Os alunos ensinaram ainda a fazer uma escovação perfeita, além do uso de fio dental.

A última palestra ficou por conta da podóloga Luciana Souza, que abordou os cuidados com os pés para quem tem diabetes. Também informou sobre os tipos de problemas que os pés podem apresentar devido à idade, como fissura, calosidade, unhas encravadas e outros. “Quem tem diabetes deve ter um cuidado ainda maior com os pés. Em função da diabetes, outras patologias podem ser agravadas”, alertou.

Os idosos ainda puderam aferir suas pressões, receber atendimento podológico e sanar dúvidas. Também foram distribuídos kits de higiene bucal.

A moradora do Bairro Bom Retiro 2, Dagmar Aparecida Martins, de 72 anos, está frequentando o Centro do Idoso desde fevereiro deste ano. “Este é o segundo evento que venho. Estou gostando muito porque a gente sai daqui com muitas informações”, afirmou ela, que faz aulas de Informática. Tudo o aprende consegue aplicar em sua rotina diária. Quem também gostou das palestras foi Maria Aparecida Toledo, de 78 anos, do Jardim Pinheiro. “Sempre participo de tudo aqui no Centro do Idoso”, informou ela, que faz ginástica.

Baile
No dia 3 de maio, o Centro do Idoso promover um baile, a partir das 13h30, em parceria com a Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV). O evento será animado pela Banda Santa Clara.
Na ocasião, a data será também comemorada com um bolo, que será doado pelo Fundo Social da cidade.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo