26 ABR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa de atendimento do Centro do Idoso completa 41 anos com 1,4 mil participantes
Serviço gratuito prestado pela Prefeitura oferece mais de 15 tipos de atividades e práticas esportivas
O Programa de Atendimento do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, comemora 41 anos neste domingo (28). Hoje, são mais de 1,4 frequentadores de diversas atividades, como pintura em tecido, teatro, ginástica, jogos de salão, violão avançado, dança, crochê, oficina de memória, escaleta/fanfarra e projeto Peixe & Cia.

O serviço conta ainda aulas de ginásticas descentralizadas na Vila Santana, Santo Antônio, Morada do Sol, São Marcos, Jardim Pinheiros, Parque das Figueiras e Jardim Paraíso. Também há aulas de Voleibol Adaptado e de Hidroginástica no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, além da hidroginástica na piscina municipal do Jardim Paraíso e aulas de Tênis de Campo no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna.

As comemorações já começaram nesta semana, com palestras, e terminará com um baile na próxima sexta-feira (3), a partir das 13h30, com parceria da Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV).

O evento será animado pela Banda Santa Clara e haverá ainda um bolo doado pelo Fundo Social. “Estamos muitos felizes por poder mais um ano comemorar juntos com os idosos, que fazem deste espaço um ambiente saudável, ativo e feliz”, afirmou a coordenadora de Divisão do Idoso, Marisa Mathias.

História

O Programa de Atendimento ao Idoso do Centro de Convivência do Idoso (CCI) iniciou suas atividades em 28 de abril de 1983 pelos bairros, principalmente no Boa Esperança, com mais adesão. Naquele ano, Valinhos tinha uma população de 3.146 pessoas com mais de 60 anos. Atualmente, são 24.179 idosos na cidade (Fundação Seade/2023).

A ideia de implantar uma política de atenção especial para os idosos surgiu no ano anterior na III Semana de Debates da Saúde, promovida pela Prefeitura, durante palestra sobre hipertensão arterial ministrada pelo então vice-prefeito, o médico Ruy Antônio Meirelles dos Santos. Ele pregava a importância das atividades física, mental e emocional para o envelhecimento saudável em uma época em que aposentadoria aos 50 anos não era acompanhada de muitas outras opções, exceto ficar em casa.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo