O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, promoveu nesta quarta-feira (26) a formatura dos frequentadores das turmas de Oficina da Memória, Informática, Pintura em Tecido, Teatro e Crochê, encerrando com um animado baile.
Ao todo, participaram do evento cem idosos e seus familiares, além da prefeita Lucimara Godoy. Em seu discurso, a prefeita de Valinhos enalteceu o trabalho realizado no Centro do Idoso. “Nem todas as cidades têm um trabalho como é desenvolvido aqui”, afirmou ela. A prefeita também elogiou o comportamento dos idosos, que mantêm um ambiente alegre.
A família da frequentadora Maria Ozileia Medeiros, de 76 anos, acompanhou a idosa que participou da Oficina da Memória. A filha, Carla Toni, explicou que a mãe não conseguiu encerrar o semestre porque houve um problema de saúde na família. “Ela quer voltar semestre que vem para fazer as atividades”, adiantou ela.
Dona Zélia, como é conhecida, gostou das aulas. “Aprendi muito”, afirmou ela, que também estava acompanhada da neta, Maria Luísa.
Ainda na ocasião foi relembrada a mais recente conquista do CCI, que foi a instalação de dois consultórios de geriatra no local. “Queremos promover longevidade com qualidade de vida”, garantiu a secretária da Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.
Esteve presente ainda a diretora do Departamento da Família, Tarissa Montero, ao qual o Centro do Idoso faz parte.
Reunião da Acolhida
Antes da formatura e do baile, o CCI promoveu a Reunião da Acolhida que traz os filhos e seus pais, que desejam realizar alguma atividade, para uma apresentação do espaço feita pela coordenadora da Divisão do Idoso, Marisa Mathias.
Na ocasião foram apresentadas as atividades e eventos realizados durante o ano. Entre elas a Ginástica, os Jogos de Salão, o Violão, a Dança de Salão e a Fanfarra/Escaleta, além da Oficina da Memória, Informática, Pintura em Tecido, o Teatro e Crochê.
Também foram mostrados os resultados da interação entre os idosos, como melhora na saúde física, mental e emocional, com diminuição de medicamentos, orientado por médicos, controle da depressão, diminuição de visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros.