A área cultural de Valinhos estará em debate neste sábado, dia 3, na II Conferência Municipal de Cultura com a temática "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". A palestrante convidada para abordar o tema é coordenadora da Fundação Educar, Marina Carvalho, e supervisora de Responsabilidade Social da D Paschoal.
O evento será realizado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, das 8h30 às 16h00, no Espaço do Imigrante, do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini" (Rua Dom João VI, 82 – Jd. Planalto Valinhos-SP). As inscrições antecipadas e informações poderão ser feitas e obtidas pelo telefone: 3871-3646 ou através do email cultura@valinhos.sp.gov.br.
"A população de um modo geral pode e deve participar do encontro, assim como atores, escritores, poetas, dançarinos, músicos, cineastas, artesãos, artistas plásticos, empresários, produtores culturais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e todos os que podem propor e ajudar a construir propostas sólidas para o Plano Nacional de Cultura", afirma o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura.
O tema central da conferência envolve a organização da gestão e o desenvolvimento da cultura brasileira, tendo como referência central a Emenda Constitucional nº 71, promulgada pelo Congresso Nacional em 29 de novembro de 2012, que acrescentou o Artigo 216-A a Constituição Federal. O Sistema Nacional de Cultura é fundamentado na política nacional de cultura e nas suas diretrizes, estabelecidas no Plano Nacional de Cultura.
Com base na temática central, serão colocados para debate por grupo os eixos: 1º- Implementação do sistema nacional de cultura; 2º- Produção simbólica e diversidade cultural; 3º - Cidadania e Direitos Culturais; 4º- Cultura e Desenvolvimento.
Na sequência haverá debate geral, apresentação de propostas, plenária e eleição dos delegados que levarão as propostas para a etapa regional. A programação será finalizada com a apresentação musical de Phelipe Agnelli.