A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, incentivou e apoiou a expressiva participação de servidores na palestra “Crises no TEA” (Transtorno do Espectro Autista), promovida pela ACES na última quinta-feira (20), na Câmara Municipal. O objetivo do evento foi ampliar a formação dos profissionais da rede municipal de ensino e fortalecer as práticas inclusivas.
Cerca de 100 profissionais da rede municipal participaram do evento, incluindo diretores de departamentos pedagógicos, membros do Núcleo de Educação Inclusiva, professores de educação especial, diretores e coordenadores pedagógicos, além de professores e auxiliares de desenvolvimento infantil.
A palestra abordou formas de identificar, avaliar e manejar crises relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo orientações práticas para que os profissionais possam lidar com essas situações no ambiente escolar de forma segura e eficaz.
O secretário de Educação, André Amaral, destacou a importância da formação contínua na construção de uma educação mais inclusiva. “A inclusão é um dos maiores desafios da educação atual. O conhecimento compartilhado pelos especialistas da ACES é fundamental para que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher e atender os alunos com TEA de maneira adequada e segura”, afirmou.
Além de contribuir para a formação dos profissionais da rede municipal, o evento também teve um caráter solidário, arrecadando alimentos para a ACES, entidade que presta serviços essenciais à população de Valinhos.
A Secretaria da Educação de Valinhos segue comprometida em promover e apoiar iniciativas que qualifiquem os profissionais da rede municipal, garantindo uma educação mais inclusiva, acolhedora e de qualidade para todos os alunos.