Nesta quarta-feira (19), os coordenadores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II se reuniram com as diretoras dos departamentos pedagógicos na sede da Secretaria de Educação, localizada no Bairro São Cristóvão, para organizar a reunião pedagógica da rede municipal de ensino, marcada para o dia 28 de março. Importante destacar que, neste dia, não haverá aula nas escolas municipais, permitindo a participação integral dos profissionais no evento.
A Reunião Pedagógica será um momento importante para alinhar as diretrizes educacionais e discutir estratégias que fortaleçam o ensino e a formação cidadã dos estudantes. O secretário municipal de Educação, André Amaral, esteve na reunião preparatória e exaltou a organização da equipe pedagógica: "Esse trabalho integrado é fundamental para fortalecermos as nossas práticas tanto de sala de aula quanto de reforço, aprofundamento e projetos complementares. A nossa meta permanente é evoluirmos sempre mais na qualidade do ensino na nossa cidade", destacou.
A reunião prévia tratou de temas importantes para ao trabalho das unidades de ensino do município, como o atendimento para a educação especial, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a metodologia do reforço escolar. Além disso, foram apresentados os resultados obtidos pelas unidades em 2024 na fluência leitora. Até dia 28, as unidades da rede municipal farão a avaliação inicial dessa competência, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização.
Projetos sobre a pessoa idosa
A reunião desta quarta-feira contou ainda com a participação do prof. Zeno Ruedell, ex-secretário municipal de Educação e atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Durante o encontro, foi apresentada a proposta de que as unidades escolares desenvolvam, ao longo do ano letivo, projetos com temáticas voltadas ao respeito ao idoso, ao combate à violência contra a pessoa idosa e à conscientização contra o etarismo (preconceito por conta da idade). Cada coordenação recebeu a Cartilha do Idoso, material distribuído pelo Conselho, que servirá como base para as atividades.