O CRAS Jardim São Marcos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Valinhos, encerrou com chave de ouro as comemorações do Mês da Mulher nesta terça-feira (25). O evento contou com um animado bingo e uma emocionante celebração em homenagem à idosa mais velha do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Clemência Maria Dias da Silva, que completou 86 anos. A data especial foi marcada por um bolo festivo, compartilhado entre os presentes.
A comemoração contou com a presença da secretária da pasta, Célia Leão, da adjunta, Dulce Maria de Paula Souza, e do vereador Rodrigo Fagnani Popó. Dona Clemência se emocionou ao receber os parabéns. “Estou muito feliz de comemorar meu aniversário aqui e, principalmente, por terem lembrado da data”, afirmou ela, que participa do serviço de convivência há mais de 10 anos.
Para dona Clemência, as atividades oferecidas pelo CRAS São Marcos são fundamentais para um envelhecimento ativo e saudável. “Gosto muito daqui. Estou me aperfeiçoando na leitura e na escrita”, contou.
A amiga Claudete Capelatto Costa também celebrou a ocasião. “Quando soube da festa, pensei: que delícia, uma festinha!”, disse. Segundo ela, o serviço de convivência oferece diversas atividades. “Faço bordado e minhas lições. Tudo isso estimulou muito minha mente e me ajudou bastante”, afirmou.
Além da celebração, o evento teve um bingo animado, com diversos brindes para os participantes.
Compromisso com melhorias
Durante o evento, a secretária Célia Leão reforçou a importância da perseverança. “Na vida, tudo é permitido. Só tem uma coisa que não pode: desistir”, destacou, lembrando que todas as pessoas enfrentam desafios, mas também vivem alegrias e criam novas expectativas, independentemente da idade.
Os servidores do CRAS aproveitaram a ocasião para apresentar demandas da unidade, incluindo necessidades de recursos humanos e materiais. Em resposta, a secretária garantiu a continuidade dos serviços. “O grupo não vai acabar”, assegurou.
O vereador Rodrigo Fagnani Popó também se colocou à disposição para apoiar a unidade. “Contem comigo”, afirmou. Ele ainda destacou o trabalho realizado pelo prefeito Franklin Duarte de Lima e pelo vice Luiz Mayr Neto no desenvolvimento de Valinhos.
Sobre o CRAS Jardim São Marcos
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Marcos é uma unidade da política pública de assistência social vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Seu principal objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade e risco social no território.
Dentre os serviços oferecidos, a unidade desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoas idosas da região. Segundo a facilitadora Valdete Marcelli Abrilio, o grupo tem capacidade para atender até 20 participantes e, atualmente, conta com 15. Os encontros ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 10h.
A supervisora da unidade, assistente social Cristina de Souza Dupas, reforça a relevância do SCFV. “Este grupo é essencial para fortalecer os vínculos entre as participantes, seus familiares e a comunidade”, explicou.
O CRAS Jardim São Marcos também conta com o SCFV para crianças e adolescentes, executado de forma indireta por meio de parcerias com a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos – Janela Aberta.