Núcleo de Educação Permanente ensina técnicas para socorrer pessoas engasgadas; Lei Lucas determina que profissionais da educação tenham a capacitação
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Saúde promove o treinamento "Lei Lucas e Primeiros Socorros" para funcionárias da APAE de Valinhos. A atividade começou nesta quinta-feira (27) e será concluída no dia 3 de abril. O treinamento envolve uma parte teórica sobre o funcionamento do sistema respiratório e a parte prática com demonstrações de técnicas para socorrer pessoas que estejam passando por um engasgo. A técnica mais eficiente para lidar com a situação é a Manobra de Heimlich que contribui para a expulsão do objeto ou alimento que está causando o engasgo. Uma pessoa engasgada deve ser socorrida em até seis minutos para salvar sua vida ou não sofrer sequelas graves, um tempo que pode ser insuficiente para receber atendimento médico ou chegar ao hospital. Por isso, a capacitação sobre a Manobra de Heimlich é tão importante.
Quem fez o treinamento na APAE foi o enfermeiro do NEP Glauco César Ceranto que há cinco visita escolas e instituições para alertar sobre a importância da Manobra de Heimlich. De forma bem humorada e didática, ele faz todos os participantes treinarem a manobra e faz diversas simulações de situações do dia a dia até mesmo para quem esteja sozinho conseguir se salvar. O enfermeiro explica que a técnica, apesar de simples, é muito poderosa para salvar vidas "hoje estamos fazendo esse treinamento no refeitório da APAE, um local em que as pessoas fazem as refeições e podem ter um engasgo. Aprendendo o passo a passo da manobra elas têm plenas condições de socorrer uma criança ou adolescente aqui enquanto aguardam a chegada da ambulância. A Manobra de Heimlich é a técnica de primeiros socorros que mais salva vidas no mundo", explica Glauco.
A diretora do Departamento de Programas da Secretaria da Saúde, Silvia Lopes, explica que a maioria dos acidentes com engasgo ocorrem com crianças de até sete anos de idade, por isso o trabalho preventivo se torna fundamental "segundo o Ministério da Saúde, 94% desses acidentes afetam esta faixa etária. Capacitar profissionais de escolas e instituições que acolhem crianças é um trabalho fundamental para salvar vidas", explica a diretora.
Nos últimos três anos, a coordenadora do NEP, Carolina Testi e o enfermeiro Glauco já treinaram mais de duas mil pessoas entre profissionais da mobilidade urbana, educação, Guarda Civil, entre outros. Ao final do treinamento, os profissionais recebem certificado e materiais informativos elaborados pelo NEP com orientações sobre primeiros socorros.
Manobra de Heimlich
Criada em 1974 pelo médico norte-americano Henry Heimlich, a Manobra de Heimlich é feita com compressões abdominais que exercem pressão sobre o objeto alojado na traqueia até que seja expulso.
Lei Lucas
É a Lei 13.722 de 2018 que determina que profissionais das escolas sejam capacitados com técnicas de primeiros socorros. A lei recebeu este nome em memória de Lucas Begalli Zamora que faleceu em 2017 aos dez anos após sofrer um engasgo ao comer um cachorro quente durante uma excursão da escola.