O Comitê Municipal Intersetorial da Prefeitura de Valinhos promoveu sua 1ª reunião este ano visando dar continuidade à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), também chamado de Valinhos Primeira Infância (VPI). O plano propõe ações em diversas áreas com foco na promoção de um ambiente saudável ao desenvolvimento infantil.
Realizado na última quarta-feira (dia 16), o encontro teve como pauta a criação da legislação, definida em até 300 dias, após a mudança da estrutura do comitê e da comissão executiva (Decreto nº 12.546, de 3 de abril deste ano, publicado na edição nº 2.825 do Boletim Municipal, no site da Prefeitura de Valinhos pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/2065 ).
“Também foi conversado sobre a escuta como participação política, avaliamos o que é a Primeira Infância, que vai até os seis anos, e sua importância no desenvolvimento do ser humano, entre outros temas”, relatou a coordenadora geral da comissão executiva, a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Tathiane Boldarini de Camargo.
Promovido num trabalho multissetorial, na ocasião estiveram presentes profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Governo. Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), do Conselho Tutelar e da entidade Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang.
Além da coordenação da diretora, a comissão é ainda composta por:
Articulador Técnico da Assistência Social: Dulce Maria de Paula Souza;
Articulador Técnico da Saúde: Silvia Maria Lopes;
Articulador Técnico da Educação: Marjory Cristina de Souza Silva; e
Articulador Administrativo: Maria Teresita Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral
Conheça o Valinhos Primeira Infância (VPI)
É um plano baseado no Plano Nacional Pela Primeira Infância (PNPI), que é uma iniciativa que visa garantir os direitos desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos.
O plano propõe ações em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social e proteção, com foco na criação de políticas públicas que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.
Além disso, busca fortalecer a participação da família e da comunidade no cuidado e na educação das crianças, assegurando acesso a serviços essenciais e promovendo a equidade social.