Homem de 91 anos morador da Vila Papelão faleceu no dia 9 de abril; número de casos confirmados caiu cerca de 70% em relação a 2024, mas população deve seguir colaborando
Um homem de 91 anos, morador da Vila Papelão em Valinhos, teve a morte por dengue confirmada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Adolfo Lutz. O idoso, que faleceu no dia 9 de abril, foi atendido no hospital Galileo apresentando febre, diarreia, dores musculares, falta de apetite e sonolência. Ele era hipertenso e diabético. O caso foi autóctone, ou seja, a doença foi contraída no próprio município de Valinhos.
O bairro em que morava, Vila Papelão, não está entre os mais críticos para casos de dengue. Desde o início do ano a vila registrou 14 notificações com seis casos positivos e agora com um óbito.
Trabalho e resultado
De 1 de janeiro a 13 de maio de 2025, Valinhos registrou 5.539 notificações e teve 1.293 casos confirmados de dengue, sendo 1.271 autóctones e 22 importados. No mesmo período do ano passado foram 8.724 notificações e 4.171 casos confirmados. Os dados representam uma queda de 36% no número de notificações e de 69% de casos confirmados na comparação entre os dois períodos. Em 2024, a cidade também registrou 18 mortes causadas pela doença. Os números mostram que a parceria entre a Prefeitura, que reforçou as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e a população está trazendo resultados efetivos no enfrentamento à epidemia.
Ações
Desde janeiro, a Prefeitura de Valinhos promove ações de conscientização e combate à dengue. Até o momento, as equipes do Departamento de Vigilância em Zoonoses visitaram 27.249 imóveis para identificação e eliminação de criadouros do mosquito. No dia 2 de abril, a Secretaria de Saúde iniciou o trabalho de nebulização nos bairros que apresentam altas taxas de transmissão da doença. No total, 2.493 imóveis já passaram pelo procedimento. Durante a nebulização, é feita a aplicação de um inseticida, com uso autorizado pelo Ministério da Saúde, de baixa toxicidade para humanos e menor resistência do mosquito Aedes aegypti. Além dos imóveis, o Cemitério Municipal São João Batista e o Ecoponto do Jardim São Cristóvão também passaram por nebulização no mês de abril.
Entre os dias 22 de fevereiro e 25 de março, as secretarias de Serviços Públicos, e de Saúde realizaram em 120 bairros da cidade a operação Limpa Valinhos, em que foram recolhidas mais de 500 toneladas de materiais inservíveis descartados pela população. A prevenção à proliferação do mosquito e eliminação dos criadouros também é feita com roçadas diárias em diversos pontos da cidade para manter praças e ruas livres de objetos que possam acumular água.
Colaboração da população
A Secretaria de Saúde de Valinhos reforça que a colaboração da população é fundamental no combate à epidemia de dengue, principalmente em relação à eliminação dos criadouros e à vacinação de crianças entre 10 e 14 anos. Do total do público-alvo para a vacina, 7.184 crianças e adolescentes, 1.983 receberam a primeira dose (27,6%). Já com a segunda dose foram apenas 941 vacinadas, ou seja, 13,1% do público da faixa etária. A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos.
Como eliminar criadouros do mosquito da dengue?
- É preciso checar no mínimo uma vez por semana se há objetos em casa que estejam acumulando água, como pratinhos de vasos de plantas, pneus, latas e outros recipientes; a calha acumula água da chuva e também deve ser verificada;
- Pratinhos de plantas e bebedouros de animais devem ser lavados para a remoção de possíveis ovos do mosquito;
- Tambores, caixas d'água, lixeiras e ralos devem estar sempre tampados;
- Garrafas devem ser armazenadas com a boca sempre virada para baixo;
- Em vasos sanitários com pouco uso, a descarga deve ser dada ao menos uma vez por semana;
- Instalar telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito;
- Passar repelente.
Não acumule materiais no quintal. Valinhos conta com dois ecopontos que recebem entulhos, recicláveis, móveis velhos e outros materiais de descarte. Manter o quintal limpo é uma das medidas mais importantes no combate à dengue.
Ecoponto São Cristóvão
Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h40 às 16h.
Endereço: Rua Marquês de Itu, 170. Bairro São Cristóvão.
Ecoponto São Marcos
Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h40 às 16h.
Endereço: Rua Antônio Cremasco, altura do número 165, Bairro Santa Gertrudes.