Em romarias até o Santuário Nacional de Aparecida, muitos peregrinos transitam por áreas de mata, o que aumenta o risco de transmissão
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta sobre a importância dos romeiros que vão participar de peregrinações rumo ao Santuário Nacional no feriado de Nossa Senhora Aparecida de 12 de outubro tomarem a vacina da febre amarela. A vacina demora dez dias para ter eficácia, por isso a Vigilância em Saúde de Valinhos recomenda que os peregrinos procurem uma unidade básica o quanto antes para fazerem a imunização.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Luciane Navarro, é importante que as comunidades religiosas se mobilizem para garantir que os participantes de romarias tomem a vacina "há peregrinações que duram vários dias em que os romeiros passam e se hospedam em áreas de vegetação. Por isso, pedimos a colaboração das comunidades religiosas e de organizadores destes grupos que alertem os participantes da importância de estarem vacinados, a principal forma de prevenção contra a doença", explica a diretora.
De acordo com a secretaria estadual, em 2025 foram confirmados 66 casos humanos de febre amarela no Estado de São Paulo, sendo que 37 evoluíram a óbito, ou seja, mais da metade das pessoas infectadas não sobreviveram. Em Valinhos, um morador do Jardim São Cristóvão morreu em fevereiro vítima da doença. Ele não havia tomado a vacina.
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos.