A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta quarta-feira (14) a entrega de uniformes escolares e calçados na Rede Municipal de Educação. Esse é o último passo de um processo que foi marcado por atrasos e erros técnicos da gestão anterior e que, agora, estão sendo equacionados.
Cada criança vai receber dois kits de uniforme: um de verão, com camiseta e bermuda (ou saia, para as meninas), e outro de inverno, com camiseta, calça e blusa. A novidade de 2025 é que, pela primeira vez na história, as crianças vão receber um par de tênis junto com o uniforme, de modo a garantir mais dignidade e conforto para os alunos. “Essa inovação faz parte do conjunto de ações que estamos tomando na organização da nossa pasta com vistas a marcar um novo tempo para a educação de Valinhos”, destaca o secretário de Educação, André Amaral
Entre os meses de março e abril, as escolas municipais realizaram consultas aos pais e responsáveis para definir as numerações de roupas e calçados das crianças. Após a conclusão dessa etapa, os pedidos foram formalizados junto às empresas vencedoras da licitação. Os tênis já estão todos nas escolas, enquanto os uniformes serão distribuídos às unidades de ensino conforme as remessas do fornecedor.
Processo com atrasos e erros técnicos
A licitação para a aquisição das peças foi iniciada pela gestão anterior e enfrentou uma série de obstáculos. Problemas técnicos na elaboração do edital e dos termos de referência atrasaram a abertura oficial do pregão, que só ocorreu em 10 de dezembro de 2024, uma semana antes do recesso de fim de ano. “A demora nesse processo reflete a falta de planejamento e de zelo da gestão anterior com as famílias”, afirma o prefeito Franklin
Além disso, várias empresas participantes foram desclassificadas por não enviarem amostras dos uniformes ou por não atenderem aos requisitos de qualidade exigidos. Essas falhas resultaram homologação tardia das empresas vencedoras, que só foi possível no último dia 25 de março.
Compromisso com a qualidade e planejamento futuro
O prefeito Franklin reafirma o compromisso de sua gestão em garantir que os uniformes cheguem às famílias com total qualidade. Além disso, a administração municipal já está trabalhando para evitar atrasos no próximo ano. “O objetivo é que, em 2026, os uniformes e materiais escolares sejam entregues a todos os alunos antes do início das aulas, assegurando maior tranquilidade e organização para as famílias e estudantes”, finaliza o secretário de Educação, André Amaral.