Ação foi realizada no último sábado (24) com mensagens impactantes para mostrar a importância em seguir as regras de trânsito
"Tire o cinto de segurança", "digite mensagens de texto no celular", "vamos no bar beber uma cerveja". Estas foram algumas mensagens que os motoristas que passaram pelos principais cruzamentos do centro de Valinhos no último sábado (24) ouviram em uma ação do Maio Amarelo. As frases parecem inusitadas para uma ação de educação no trânsito, não fosse a personagem que fazia estes convites: a Dona Morte. A ação foi realizada em uma parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana, o grupo Escoteiros Azimute e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Valinhos.
Leandro Jorgino é coordenador do grupo de escoteiros e vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários. Vestido com uma roupa vermelha, um capuz cobrindo o rosto e segurando uma foice, ele passava entre os motoristas caracterizado de Dona Morte proferindo mensagens provocativas. O objetivo foi mostrar que ao assumir condutas de risco, como usar o celular ao volante, beber antes de dirigir ou não usar o cinto de segurança, o motorista está aceitando o convite da Dona Morte.
Durante a ação, as reações foram as mais diversas. Muitas pessoas aprovaram a encenação, enquanto outras, principalmente as flagradas em situações de ilegalidade, protestavam. Um senhor que estava com o veículo sobre a faixa de pedestres e sem cinto de segurança chamou a Dona Morte de "palhaço", mas em seguida saiu da faixa e colocou o cinto. Já uma jovem ao ouvir a Dona Morte dizendo que "adora fratura exposta", tirou os pés do painel e sentou corretamente no banco do carona.
Estas mudanças no comportamento ao dar de cara com a Dona Morte é algo que Jorgino sempre presencia durante suas ações. Ele explica que faz do humor uma forma de chamar atenção dos motoristas "estas mensagens contrárias que eu falo durante as abordagens despertam a consciência de que estas condutas são perigosas e podem provocar acidentes. O entretenimento ajuda a levar adiante mensagens sérias e importantes", explica Jorgino.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, afirma que estes flagrantes mostram que a educação no trânsito deve ser um esforço diário para conscientizar as pessoas sobre os riscos envolvidos "mesmo diante de uma ação que alerta sobre os riscos da imprudência flagramos pessoas desrespeitando as regras. Isso mostra que ainda há muito a ser feito no convencimento de que leis de trânsito é um assunto muito sério", explica o secretário.
Além da aparição da Dona Morte, os escoteiros entregaram panfletos educativos acompanhados pelos agentes da mobilidade.