O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, decretou nesta quinta-feira (17) luto oficial de três dias na cidade por conta do falecimento do Guarda civil Municipal Leandro Pereira da Silva, ocorrido na noite de quarta (16). Leandro estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, depois de sofrer queimaduras durante o atendimento a uma ocorrência no último dia 7.
Desde a internação hospitalar, a Prefeitura mobilizou toda a estrutura da administração para fornecer o melhor suporte e amparar a família do agente. Em nota oficial divulgada no início desta manhã, a gestão municipal reafirma esse compromisso de apoio aos familiares de Leandro (confira íntegra abaixo)
Profissional gabaritado e atleta vencedor
Leandro Pereira da Silva nasceu em Sumaré-SP, em 21/12/1978. Ingressou na Guarda Civil Municipal de Valinhos em agosto de 2000. Na corporação, exerceu funções de destaque: foi inspetor, subcomandante, membro da força tática ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e do GOC (Grupo de Operações com Cães).
Além de agente, Leandro também tinha paixão pelo esporte. Colecionou diversas conquistas como lutador de jiu-jitsu, incluindo o terceiro lugar de um torneio mundial, em 2020, realizado em São Paulo, e o vice-campeonato da Copa Pódio, em 2021, além de diversas medalhas em competições internas entre as guardas civis.
Pesar e assistência
Confira a seguir a íntegra da nota emitida pela Prefeitura de Valinhos na manhã desta quinta-feira:
NOTA DE PESAR
GCM LEANDRO PEREIRA DA SILVA
A Prefeitura de Valinhos manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Guarda Civil Municipal de Valinhos Leandro Pereira da Silva, aos 46 anos, ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 16 de julho.
Ele estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, depois de sofrer queimaduras durante o atendimento a uma ocorrência no último dia 7.
Ele não resistiu aos ferimentos das queimaduras e veio a óbito.
A Prefeitura de Valinhos se solidariza com os familiares de Leandro e com seus companheiros de trabalho na Guarda Civil Municipal.
Prestamos nossas sinceras homenagens a esse profissional que, em 25 anos de serviço, manteve a honradez e a disposição permanente de ser patrulheiro, protetor e amigo, como diz o lema da corporação.
O prefeito Franklin decretará, ainda hoje, luto oficial de três dias na cidade diante deste triste acontecimento.
A Prefeitura reforça que durante todo o período que o GCM Leandro esteve internado, prestou toda assistência à família e continuará dando todo o suporte necessário.
O velório de Leandro Pereira da Silva será realizado nesta quinta-feira (17/07) a partir das 14 horas e sepultamento às 17h no Cemitério Municipal São João Batista - Valinhos.