Cortejo percorreu ruas e avenidas da cidade até o Cemitério São João Batista; sepultamento será às 17h
As forças de segurança de Valinhos se uniram na tarde desta quinta-feira (17) para prestar uma emocionante homenagem ao guarda civil Leandro Pereira da Silva, que faleceu na noite de terça-feira (16). Um cortejo com quinze viaturas da Guarda Civil Municipal, além de veículos da Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, percorreu as ruas da cidade por volta das 14h, em sinal de respeito e solidariedade.
Leandro estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, após sofrer queimaduras graves durante o atendimento a uma ocorrência no último dia 7.
O cortejo saiu da funerária Bracalente e percorreu a Avenida Invernada e toda a região central até a chegada ao Cemitério Municipal São João Batista, onde é realizado o velório. O corpo do guarda civil será sepultado às 17h.
O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, decretou luto oficial de três dias no município.
Desde a internação hospitalar, a Prefeitura mobilizou toda a estrutura da administração para fornecer o melhor suporte e amparar a família do agente. Em nota oficial divulgada no início desta manhã, a gestão municipal reafirma esse compromisso de apoio aos familiares de Leandro.
Profissional gabaritado e atleta vencedor
Leandro Pereira da Silva nasceu em Sumaré-SP, em 21/12/1978. Ingressou na Guarda Civil Municipal de Valinhos em agosto de 2000. Na corporação, exerceu funções de destaque: foi inspetor, subcomandante, membro da força tática ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e do GOC (Grupo de Operações com Cães).
Além de agente, Leandro também tinha paixão pelo esporte. Colecionou diversas conquistas como lutador de jiu-jitsu, incluindo o terceiro lugar de um torneio mundial, em 2020, realizado em São Paulo, e o vice-campeonato da Copa Pódio, em 2021, além de diversas medalhas em competições internas entre as guardas civis.