O Conselho de Desenvolvimento da RMC realizou nesta segunda-feira (14), em Campinas, a 1ª reunião da Comissão Interdisciplinar da RMC formada para a implantação do projeto piloto ‘Housing First’. Proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, o programa é baseado em metodologia internacional voltada ao atendimento à população em situação de rua com a oferta de moradia imediata, além de apoio intensivo da rede de proteção.
A reunião contou com técnicos das áreas de Assistência Social e Habitação de 16 das 20 cidades da RMC e integrantes do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é implantar o programa simultaneamente em todos os municípios da RMC como estratégia integrada, sendo a região a primeira do país a inserir o modelo de forma cooperada e com financiamento do Fundo de Desenvolvimento da RMC (Fundocamp).
“O encontrou foi extremamente positivo para a coleta de dados regionais e para traçar um diagnóstico técnico sobre os serviços existentes. Também debatemos sobre a necessidade da institucionalização do programa. O compromisso junto ao Conselho de Desenvolvimento da RMC é que em 90 dias tenhamos a resolução e a aprovação dos recursos por meio do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, que é hoje presidido pelo prefeito de Valinhos, Franklin. Nossa expectativa é grande e muito positiva”, destacou o subsecretário estadual José Police Neto, que no encontro também representou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco.
Além da secretária de Desenvolvimento Social de Valinhos, Célia Leão, também estiveram presentes representando a cidade a secretária-adjunta Dulce Maria de Paula Souza; Flávia Fulgenzi Cornacioni (coordenadora de Divisão de Proteção Social Especial); Amanda Inácio Facirole (assistente social e coordenadora da Divisão de Avaliação e Operacionalização do Trabalho Social); Cristina de Souza Dupas (assistente social); e Thiago Tomaz Cabral (Diretor de Gestão).
“A proposta de implantação do Housing First é considerada pela nossa equipe de muita importância para o município, pois está alinhada às diretrizes do SUAS, assim como outras políticas públicas, e vem para somar às iniciativas já existentes. Reconhecer a moradia como um direito fundamental é respeitar a trajetória de cada pessoa em situação de rua, valorizando o sujeito como protagonista da sua própria história”, diz a secretária Célia Leão.
O evento também contou com a presença do presidente da Cohab Campinas, Arli de Lara Romeo, do diretor executivo da Agencamp, Elisiário Ferreira Barbosa, e do prefeito de Campinas Dário Saadi que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.