O Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo informou aos municípios paulistas que não serão enviadas mais doses da vacina contra a gripe até o final do ano. Com a medida, os municípios terão que administrar as doses em estoque ao longo do segundo semestre de 2025. Em Valinhos, mesmo com a Secretaria da Saúde promovendo a vacinação em datas e locais mais acessíveis, como praça e supermercados, o município ainda registra baixa cobertura no grupo prioritário, formado por idosos, crianças e gestantes, que está na casa dos 38%.
Em 2025, duas pessoas morreram no município em decorrência da gripe: um homem de 79 anos no mês de abril e uma mulher de 72 anos em junho. Ambos não haviam tomado a vacina contra o vírus influenza neste ano.
Dentro do grupo prioritário, dos 24.385 idosos residentes em Valinhos, 9.870 tomaram a vacina, o que representa 40% deste público. Entre as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, de 7.469 da população nesta faixa etária, 2.412 receberam a dose (32%). Já as gestantes apresentam a menor cobertura, de 27%. São 255 mulheres vacinadas de um grupo de 938.
A Secretaria de Saúde reforça que as pessoas do grupo prioritário correm mais risco de terem um quadro de gripe agravado, são mais hospitalizadas e têm mais chances de morrer diante de uma situação severa. A vacina ainda é a forma mais eficaz de não desenvolver uma forma mais grave da doença.
A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos. Os endereços das UBSs podem ser conferidos no
site da Secretaria de Saúde de Valinhos.