A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (23) um treinamento em Boas Práticas de Fabricação para 78 merendeiras da rede municipal de ensino. O evento, realizado na EMEB Franco Montoro, teve duração de duas
horas e foi ministrado pela empresa Brasfood, com coordenação das nutricionistas Aline Menegatt, Luciana Acelino e Mônica Delgado.
Com foco na segurança alimentar e na qualidade das refeições servidas aos estudantes, o treinamento abordou temas essenciais para o dia a dia das profissionais, como higiene e manipulação correta de alimentos, recebimento e armazenamento de insumos, organização e controle de estoque, além de monitoramento de temperaturas, coleta e conservação de amostras.
A diretora pedagógica Gizele Bevilacqua esteve presente e reforçou a importância do trabalho das merendeiras no desenvolvimento das crianças. O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou a periodicidade e o objetivo da ação. "Esse treinamento é realizado a cada seis meses para reforçar a importância das boas práticas na alimentação escolar. Queremos que nossas merendeiras estejam sempre atualizadas, garantindo refeições saborosas, nutritivas e, acima de tudo, seguras para a saúde dos alunos".
Troca de experiências e reforço de conhecimentos
As participantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e compartilhar experiências, consolidando ainda mais os protocolos de segurança alimentar. A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da Secretaria de Educação com a qualificação dos profissionais e a valorização da alimentação escolar como parte fundamental do processo educativo.