A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Família e da Mulher e da Secretaria de Educação, realizou na quinta-feira (28) a apresentação do Programa Famílias Fortes, iniciativa internacional desenvolvida pela Universidade de Oxford e adaptada para o Brasil pelo Ministério da Cidadania. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença de servidores da rede de ensino, da Saúde, de Desenvolvimento Social e Habitação, e da Família e Mulher.
O Programa Famílias Fortes tem como objetivo apoiar pais, mães e responsáveis na missão de educar, orientar e fortalecer o vínculo com seus filhos, especialmente na faixa etária dos 10 a 14 anos. Por meio de encontros semanais, a iniciativa promove atividades dinâmicas, reflexões e diálogos sobre temas como convivência, comunicação, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de estratégias para lidar com os desafios da adolescência.
Para a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, a chegada do programa representa um marco para Valinhos. “Estamos investindo em políticas públicas que valorizam a base de tudo: a família. O Programa Famílias Fortes é uma ferramenta poderosa para que pais e filhos aprendam juntos a construir relações mais saudáveis, de confiança e diálogo. É um trabalho que vai refletir em toda a comunidade”, destacou.
O secretário de Educação, André Amaral, reforçou a importância da integração entre as áreas. “A escola é um espaço fundamental, mas sabemos que o aprendizado e a formação das nossas crianças acontecem em parceria com a família. O Programa Famílias Fortes aproxima ainda mais esses dois pilares e oferece recursos práticos para que pais e responsáveis caminhem ao lado da educação formal”, afirmou.
Com o início das atividades, Valinhos se soma a outros municípios brasileiros que já aplicam o programa, consolidando sua política de fortalecimento da rede de proteção social e de promoção da qualidade de vida das famílias. A próxima etapa do programa será o início do curso de formação para as pessoas interessadas em se tornar facilitadoras.