As tradicionais fanfarras das escolas municipais e do Centro de Convivência do Idoso de Valinhos, que abrilhantam os desfiles de 7 de Setembro, estão na última semana dos ensaios para entrarem na Avenida dos Esportes neste domingo, no Dia da Independência do Brasil. Além do brilho e performance, as fanfarras levam na apresentação quesitos como harmonia, respeito, união e espírito de equipe e são um espetáculo à parte durante o desfile cívico.
Nas escolas municipais, o clima é de preparação e expectativa. Além dos últimos ajustes para ocupar a avenida e da confecção de bandeirinhas para os alunos desfilarem, em algumas unidades de ensino as fanfarras também estão intensificando os ensaios para fazerem bonito diante do público.
Ao todo estão previstas a participação de 5 fanfarras de escolas municipais, sendo das EMEBs Waldomiro Mayr / Professor Emilio Pedro Juliato, Dona Carolina de Oliveira Sigrist, Vice-Prefeito Antonio Mamoni, Governador André Franco Montoro e Jorge Bierrembach de Castro, todas formadas pelos alunos das próprias escolas.
Idosos na avenida
A fanfarra do CCI, mantido pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria da Família e da Mulher, é formada por 15 membros e também será uma das atrações mais esperadas do Desfile Cívico. Formada em 2001, portanto há 24 anos, os idosos que integram a fanfarra participam do evento com toda alegria e disposição que lhe são peculiares.
Nesta quarta-feira (3), os idosos se reuniram para o ensaio final da fanfarra e no domingo se juntarão a cerca de 100 outros integrantes do CCI que representarão o projeto. Também estarão tradicionalmente participando do Desfile de 7 de Setembro as fanfarras da APAE, do SESI Valinhos e do Grupo Escoteiros 352.