A Prefeitura de Valinhos inicia, na próxima segunda-feira (8), as obras de drenagem na Avenida Invernada, uma das principais vias da cidade. A intervenção foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e licenciada pelos órgãos competentes, garantindo a execução das obras de forma legal, segura e transparente.
Em setembro de 2024, durante o período eleitoral, a então prefeita Capitã Lucimara anunciou o início das obras de drenagem e a duplicação da Avenida Invernada. No entanto, não havia projeto executivo, nem contrato para a realização da duplicação — o contrato firmado à época tratava apenas de serviços de drenagem.
Além disso, qualquer intervenção na área dependia de autorização judicial, em razão de uma liminar expedida em 2008, que proibiu obras no local sem a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Somado a isso, a gestão anterior também não possuía a outorga do órgão estadual para iniciar os trabalhos, o que levou à paralisação das obras logo em janeiro de 2025.
Caminho certo
Para viabilizar o andamento das intervenções na Avenida Invernada, a atual gestão desenvolveu um novo projeto e apresentou ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo estudos técnicos que comprovaram a urgência das obras de drenagem. Com isso, o TJSP autorizou a execução da intervenção.
Além da decisão judicial, a Prefeitura também obteve a outorga do SP Águas (Portaria nº 2551/2025) e respaldo técnico da CETESB.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Alexandre Emerson de Oliveira (Deco), o projeto autorizado contempla intervenções até a chamada estaca 20, localizada nas proximidades da Rua dos Argentinos, abrangendo o trecho mais crítico da erosão identificada. “Essa fase inclui obras de contenção, drenagem e estabilização do solo, medidas fundamentais para garantir a segurança da via e evitar o colapso da Avenida Invernada”.
O secretário destacou ainda que a Prefeitura já trabalha na elaboração do projeto de piscinões para a região. “Essas estruturas terão papel decisivo na retenção e controle das águas pluviais, ajudando a reduzir os riscos de enchentes, alagamentos e o assoreamento do Córrego Invernada. Além de proteger a infraestrutura urbana, os piscinões vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo uma solução de médio e longo prazo para um problema histórico da cidade”, afirmou.
Próximos passos
As obras na Avenida Invernada marcam um novo ciclo de investimentos em infraestrutura viária e drenagem em Valinhos. A Prefeitura reforça que todas as etapas serão executadas dentro da legalidade, com acompanhamento técnico e jurídico.
“Estamos fazendo da forma correta, com ética, responsabilidade, transparência e respeito ao dinheiro público. Este é apenas o início de um conjunto de ações para melhorar a mobilidade urbana, reduzir enchentes históricas e garantir mais qualidade de vida para nossa população. Nosso compromisso é cuidar do nosso povo e da nossa cidade”, destacou o prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima.