Em mais uma ação voltada ao meio ambiente, a Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, oferecerá a partir desta sexta-feira (12) até o próximo dia 18 de setembro, uma nova atividade gratuita à população em frente ao Paço Municipal (Rua Antônio Carlos, 301 – Centro), quando o espaço receberá a carreta do projeto ‘Futuro Carbono Zero’ para visitação aberta ao público infantil, adolescentes e adultos. O horário de visitação será das 10h às 13h e das 14h às 20h.
A carreta ‘Futuro Carbono Zero’ trata-se de uma iniciativa itinerante que promove a educação sobre descarbonização e sustentabilidade. A estrutura viaja pelo Brasil oferecendo palestras e exposições sensoriais sobre o tema a partir de experiências imersivas, artísticas e sensoriais sobre a descarbonização e a sustentabilidade, com a possibilidade de ver vídeos e jogos interativos.
O projeto busca conscientizar o público sobre a redução de emissões e a transição para um futuro com menor impacto ambiental, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono. O projeto é uma produção da empresa Ação Concreta, conta com o incentivo a projetos culturais da Lei Rouanet e é uma realização do Ministério da Cultura com o apoio da Prefeitura de Valinhos.
A carreta itinerante que traz o projeto é totalmente equipada e com acessibilidade. São cinco salas divididas em áreas quente e fria que incluem os seguintes temas: ‘Como Estamos?’; ‘Onde começa esta história?’; ‘Juntos ao Carbono Zero’; ‘Arte Interativa’ e ‘Obras de Artes Interativas’. A visitação será das 10h às 13h. A ação tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a neutralização do carbono e a transição energética.
“A arte e a cultura têm o poder de despertar sentimentos e reflexões que muitas vezes os números e relatórios não conseguem. No Futuro Carbono Zero, usamos a beleza da arte como linguagem universal para falar sobre a urgência climática. Assim, aproximamos as pessoas do tema da sustentabilidade e mostramos que cuidar do planeta também é essencial”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
Escolas
Dentro do mesmo projeto, alunos de duas escolas municipais, irão receber oficinas e palestras sobre a importância da energia limpa para a construção de um futuro mais sustentável para todos.
As atividades voltadas às escolas estão programadas para atender quatro salas de 9º anos da EMEB Cecília Meirelles e uma sala também do 9º ano da EMEB Orestes Quércia, no dia 18, quando os alunos terão palestras temáticas sobre descarbonização e eletrificação e oficinas com os temas ‘Arte e Tecnologia’ e ‘Upcycling’.