Os atrativos de Valinhos, uma das 10 cidades que integram o Circuito das Frutas, podem ser consultados pelos visitantes e turistas em uma nova publicação. Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o Circuito das Frutas ganhou um livro que celebra sua história, cultura e paisagens. A obra de fine art “Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo”, foi produzida pela KM Cultural, em parceria com a Rota das Bandeiras.
No lançamento da edição, estiveram presentes representando Valinhos o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, e a diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos. O prefeito Franklin Duarte de Lima também recebeu um exemplar durante presença na reunião ordinária do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas na quarta-feira (3), em Jundiaí.
O Circuito das Frutas abriga alguns dos mais tradicionais polos de turismo rural, gastronômico e agrícola do Estado de São Paulo e com a nova publicação ganhou um registro histórico e visual inédito. A publicação celebra os 25 anos da criação da Associação de Turismo Rural que pavimentou o surgimento do primeiro polo turístico reconhecido do Estado de São Paulo.
O livro com 180 páginas reúne fotos autorais e pesquisa histórica sobre os dez municípios do Circuito e destaca o papel estratégico do Corredor Dom Pedro no desenvolvimento regional. Além da versão impressa, o projeto contará com um portal digital gratuito que estará disponível em breve para todos os turistas.
O livro foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e os exemplares serão distribuídos em espaços públicos como bibliotecas, centros culturais e museus, e também serão uma importante ferramenta de trabalho e divulgação para as secretarias de Cultura e Turismo dos municípios.
“Com edição bilingue e textos em português e inglês, o livro poderá ser utilizado na divulgação dos municípios em feiras internacionais. O material será disponibilizado também virtualmente onde teremos um alcance maior, com objetivo de criar na população o sentimento de pertencimento e nos visitantes o encantamento da nossa cultura história e turismo”, destaca a diretora do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, de Valinhos, Mônica Santos. A publicação também já pode ser acessada pelo link: Circuito das Frutas - cultura, história e turismo
Saiba mais
A publicação documenta, por meio de fotografia autoral, pesquisa histórica e linguagem editorial contemporânea, a identidade territorial dos dez municípios oficialmente integrantes do Circuito das Frutas: que inclui, além de Valinhos, as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo.
O livro percorre a formação econômica e social da região, marcada pela imigração, pela tradição agrícola e por festas que movimentam o turismo e a economia local. A obra reúne elementos como patrimônio ferroviário, antigas fazendas de café, produção de frutas de excelência e novos roteiros ligados ao turismo de experiência.
Idealizador do projeto, o fotógrafo e documentarista Márcio Masulino destaca que a iniciativa busca criar um material de referência para pesquisadores, gestores públicos e profissionais das áreas de cultura e turismo. “Produzimos uma obra que articula história, agricultura, gastronomia e economia criativa. O Circuito das Frutas é um dos exemplos mais completos de desenvolvimento regional integrado”, afirma.
A publicação também destaca o papel do Corredor Dom Pedro, administrado pela Rota das Bandeiras, como eixo estratégico para a circulação de turistas e para o escoamento da produção agrícola e industrial da região. São cerca de 450 mil veículos por dia, conectando municípios que concentram áreas rurais, indústrias, centros logísticos e polos turísticos.









