Realizado no último final de semana, o Valendo - Festival Literário de Valinhos cumpriu seu objetivo de reunir crianças, jovens e famílias no fascinante universo da literatura, por meio de diferentes atividades gratuitas de estímulo à leitura promovidas no sábado (29) e no domingo (30), na Praça Washington Luís.
O evento foi uma iniciativa da Editora Adonis, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e produção executiva de Silvia Track. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bionovis, uma indústria farmacêutica 100% brasileira e biotecnológica, com mais de 13 anos de atuação.
Distribuição de livros infantis e sessão de autógrafos com os autores, intervenções artísticas diversas, contação de histórias, pomar de livros com colcha de retalhos para leitura embaixo da árvore e espetáculo circense foram algumas das atrações do Valendo.
Outra contribuição do festival ao incentivo à leitura e à formação de novos leitores em Valinhos foi a doação pela Editora Adonis de 100 exemplares do Pomar de Livros e 827 livros remanescentes do evento para a Secretaria de Cultura e Turismo.
“A doação desses livros é um presente valioso para nossa cidade, fortalecendo ainda mais as iniciativas da Secretaria de Cultura e Turismo em democratizar o acesso à leitura e enriquecer o repertório cultural de nossos cidadãos. Eventos como o Valendo são fundamentais para inspirar e formar novas gerações de leitores em Valinhos", destaca o secretário Fabrício Bizarri.









