Neste domingo (21), data em que o Brasil celebrou o Dia da Árvore, Valinhos reafirmou seu compromisso com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população com a criação da segunda microfloresta urbana, a ‘Vale dos Ipês’, cuja área em uma das alças do Viaduto Laudo Natel, recebeu 700 mudas de diferentes espécies, entre elas 50 ipês-amarelos doados pela CPFL Paulista. Na mesma oportunidade do plantio simbólico, a Prefeitura assinou junto à empresa de energia o termo de adesão ao programa ‘Arborização Mais Segura’.
Estiveram no evento, além do prefeito Franklin e do vice-prefeito Mayr, representantes da CPFL, secretários municipais e servidores das secretarias responsáveis pela implantação das microflorestas, sendo Serviços Públicos e do Verde e da Agricultura, e também integrantes do grupo ‘Escoteiro Valinhos 252’ que ajudaram no plantio simbólico.
O Projeto de Microfloresta Urbana é uma iniciativa voltada à recuperação ambiental. Além de fortalecer a arborização urbana, o projeto contribui para a alimentação e atração da fauna e integra o Programa Reconecta da RMC, que incentiva a criação de corredores ecológicos para ampliação e conservação da Mata Atlântica. O prefeito destacou que o projeto visa criar um grande cinturão verde, pelo qual já foram plantadas mais de 1.300 mudas.
“A CPFL também tem sido uma grande parceira. Além da doação de mudas para o projeto que vai melhorar o microclima, assinamos com coragem o termo do Arborização Mais Segura, pois estamos enfrentando um problema de 40 anos com arborização indevida em lugares que causam prejuízo e insegurança para a vida das pessoas. E assinamos com a consciência que a cada árvore que tenhamos que retirar plantaremos 5 novas e muito mais. Seremos o governo na história de Valinhos que mais plantará árvore na zona urbana”, falou o prefeito.
Ele também fez um agradecimento especial ao grupo Escoteiro Valinhos 252. “Obrigado por todo o engajamento de vocês. Daqui a 25 anos vocês, jovens e crianças, olharão para essa microfloresta com orgulho de saber que ela mudou o microclima local e mais do que isso, deixou a nossa cidade desenvolvida e também bela”, completou. Na primeira microfloresta de Valinhos, lançada em junho, foram plantadas em uma das alças do Viaduto Laudo Natel outras 650 mudas de mais de 20 espécies.
“Na RMC, Valinhos é uma das signatárias que tem, de fato, implantado microflorestas com o objetivo maior de fazer corredores de conexões para a fauna e flora, por isso ela precisa ser diversa, bem adensada, com indivíduos arbóreos de várias espécies. O ato de hoje reforça o compromisso do prefeito Franklin de cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). E o que estamos fazendo aqui é reforçar o 13º, que é o de combater as mudanças climáticas”, explicou André Reis, secretário do Verde e da Agricultura.
Já o secretário de Serviços Públicos, Lucas Schiavi (Fumacinha) destacou que Valinhos está hoje na 6ª posição entre as cidades do Brasil de porte médio, com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, mais avançadas em desenvolvimento sustentável conforme ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, baseado em indicadores para a definição de metas para o cumprimento dos ODS’s definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Essa ação aqui hoje é como o plantio de uma boa semente, tanto física que são as mudas de árvores, como da educação, da responsabilidade ao meio ambiente”, disse.
‘Arborização Mais Segura’
O programa ‘Arborização Mais Segura’ visa contribuir para a revitalização gradativa da arborização urbana, buscando uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo a rede elétrica, de água, de esgoto, de telefonia, calçamentos e iluminação pública, além da substituição de árvores que apresentem saúde comprometida ou ainda ofereçam riscos à população. O convênio terá validade de 3 anos e prevê a substituição de pelo menos 300 árvores localizadas sob a fiação elétrica na área urbana, eliminando riscos de contato com a rede energizada.
A iniciativa contempla ainda o plantio compensatório, com mudas doadas pela CPFL, além da execução de laudos técnicos, sinalização, manejo e implantação do ‘Espaço-Árvore’ em calçadas que receberem as novas espécies. “Essa parceria entre a CPFL e a Prefeitura é importante para Valinhos, pois é um projeto que traz um arrefecimento na temperatura do local e biodiversidade e queremos estendê-lo no município”, disse Fernando Amaral Zica, consultor de relacionamento da CPFL que esteve na assinatura do termo juntamente com o gerente de operações de campo, Ricardo Anacleto da Silva, e Pedro de Aro, gerente comercial da empresa.
“Para a CPFL é uma honra essa parceria com Valinhos que assume um papel de destaque dentro da nossa concessão, dos mais de 300 municípios que atendemos. O Arborização Mais Segura é um programa responsável, onde os prefeitos que gostam do verde, como o Franklin, selam essa parceria de maneira que a gente consiga plantar árvores em locais mais adequados, de uma forma mais sustentável, para termos qualidade de vida e uma energia elétrica mais consistente”, concluiu Pedro.