A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a AOV (Associação dos Orquidófilos de Valinhos), promoverá neste sábado (27) a 5ª edição do Encontro Aberto, a partir das 15h, no Museu e Acervo Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’ (Rua 12 de Outubro, snº - Centro), com entrada gratuita. Desta vez o tema do evento é ‘Orquídeas: nem tudo são flores’. Os amantes das diferentes espécies que participarem do encontro terão aula sobre prevenção de doenças provocadas por fungos, bactérias e vírus no cultivo da planta.
O curso será ministrado pelo especialista no assunto, João Batista de Carvalho. Ele destaca que geralmente nas épocas mais quentes e chuvosas, aumenta a incidência de pragas, fungos e bactérias no orquidário. Existem muitos tipos de pragas, fungos, bactérias e insetos que podem atacar raízes, pseudobulbos, folhas e flores. Na maioria dos casos se apresentam na forma de manchas pretas ou marrons nas folhas e pseudobulbos. Em casos extremos matam a planta.
“Na natureza as orquídeas estão perfeitamente adaptadas às condições do meio ambiente. Em ambiente natural saudável, é muito difícil vermos plantas com ataques fúngicos graves. No orquidário, apesar dos nossos cuidados, temos condições adversas e as orquídeas podem ser frequentemente acometidas por doenças causadas por bactérias, fungos ou vírus ou atacadas por pragas desde a fase de plântulas até a fase adulta”, explica o especialista.
De acordo com a AOV, em todos os encontros sempre há questionamento sobre as pragas mais comuns e maléficas que atacam as orquídeas de um modo geral. “O palestrante geralmente dá aquela pincelada no tema, mas não entra em detalhes. Como o número de participantes vem crescendo, as dúvidas seguem no mesmo ritmo. Assim, a AOV resolveu trazer um especialista para detalhar o assunto e dar mais um passo para os conteúdos oferecidos aos participantes”, destaca o vice-presidente da associação, Valdecir Antônio de Moraes.
Além do curso, o encontro reserva uma pausa para o café e sorteio de orquídeas entre os participantes. “A cada encontro mensal trazemos temas diferentes relacionados ao cultivo e plantio das mais diversas espécies de orquídeas. Além de conhecerem as técnicas para que as plantas se mantenham saudáveis, os participantes, que são amantes das orquídeas, também têm a oportunidade de se encontrarem com outras pessoas, interagirem e trocarem experiências”, destaca o presidente da entidade, Rafael Floriano.
“Em 2025 estamos comemorando os 19 anos da AOV e queremos convidá-los a estar com a gente em mais esse encontro aberto no Museu Municipal e também a se associarem para o fortalecimento da nossa associação que atualmente conta com 28 membros e já é nacionalmente conhecida por participar de grandes eventos”, convida o presidente.
“É uma alegria ver o Museu Municipal sediando, pela quarta vez, o Encontro de Plantio e Cultivo de Orquídeas. Além de preservar nossa memória, o espaço se firma como um ponto de convivência, aprendizado e valorização da cultura, do turismo e do meio ambiente em Valinhos”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.