A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, formalizou nesta terça-feira (30) a assinatura do convênio com o Centro Paula Souza para a implantação de uma Classe Descentralizada da ETEC (Escola Técnica Estadual) no município. A partir de fevereiro de 2026, serão oferecidos os cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística, no período noturno, nas dependências da EMEB Cecília Meireles, localizada no Jardim Novo Mundo.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, comemorou a conquista, reforçando a estratégia da gestão. "Este convênio é um marco para a educação profissional em nossa cidade. Estamos cumprindo com nosso compromisso de ampliar, por meio de parcerias estratégicas, o acesso a uma formação de qualidade e gratuita, criando novas oportunidades para nossos jovens e adultos se qualificarem sem precisar sair de Valinhos", destacou.
Cursos e Estrutura
Serão duas opções de cursos, ambos do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, com vagas limitadas:
Técnico em Administração: Com duração total de até 18 meses (conclusão em junho de 2027), o curso é dividido em três módulos, que conferem certificações intermediárias de Auxiliar e Assistente Administrativo. A carga horária total é de 1.200 horas.
Técnico em Logística: Com duração de até 10 meses (conclusão em dezembro de 2026), o curso é dividido em dois módulos, com certificação de Assistente em Logística. A carga horária total é de 1.000 horas.
Cada módulo terá 30 vagas, e as aulas serão ministradas no período noturno.
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições para o vestibulinho que selecionará os alunos para as primeiras turmas já estão abertas e seguem até o dia 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br.
A prova de seleção será aplicada no dia 30 de novembro. Podem se inscrever candidatos que tenham concluído ou estejam cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio, bem como aqueles que tenham certificação por meio da EJA ou do ENCCEJA.
Uma conquista para a cidade
A vinda da ETEC representa um avanço na oferta de educação profissional pública na cidade, inserindo-se em um eixo econômico estratégico para a região. A iniciativa demonstra o empenho da administração municipal em fomentar a qualificação da população, alinhando a educação às demandas do mercado de trabalho.