No dia 1º de Outubro, quando foi celebrado o Dia Mundial do Idoso, os idosos que participam das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), de Valinhos, receberam um presente especial. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Família e da Mulher, entregou uma nova sala, totalmente equipada, para o atendimento médico na especialidade de geriatria.
A entrega do novo espaço foi durante a abertura das atividades em comemoração ao Mês do Idoso, na sede do CCI, na presença de autoridades municipais, idosos e seus familiares. O prefeito Franklin Duarte de Lima, juntamente com a secretária da pasta, Dalva Berto, anunciou a melhoria aos participantes do Centro do Idoso.
Com a nova sala a expectativa é aumentar o número de atendimentos médicos oferecidos aos idosos que agora contam com mais uma equipe de especialistas. Antes, o CCI disponibilizava uma sala com atendimento de um médico geriatra, assim como um médico da Família, que se revezavam uma vez por semana, às segundas-feiras. Agora são três médicos, sendo dois geriatras e um da família, além de uma enfermeira padrão, que passam a atender também às quartas-feiras.
Com mais esta sala de geriatria e a ampliação da equipe médica e dos horários de consulta, o serviço passou de 4 atendimentos por semana para 12, triplicando a assistência aos idosos que participam do CCI. “A inauguração da nova sala de geriatria representa um avanço significativo no atendimento especializado aos nossos idosos, garantindo mais conforto, atenção e acolhimento. É uma conquista coletiva que demonstra a prioridade que damos a esta faixa etária tão especial da nossa população”, destacou a secretária Dalva Berto.
Avaliação Geral
O atendimento geriátrico não é obrigatório, cabendo a cada idoso o agendamento da consulta. O médico geriatra Dr. José Nuncio Mammana, que já fazia os atendimentos no CCI, destaca que os idosos passam por uma avaliação geral e também são acompanhados por estudantes do 4º ano da Faculdade São Leopoldo Mandic.
“Não é uma consulta rápida, é demorada e com qualidade. Fazemos a avaliação geral de atendimento diário que contém várias escalas, como escalas de depressão, de ansiedade, de imobilidade e temos também uma escala para questões cognitivas, para depois fazermos uma avaliação específica dentro da questão da geriatria que é o atendimento clínico geral”, disse o médico que considera de grande importância a disponibilidade de mais um consultório.
“A importância de mais uma sala é vital. Hoje nós somos em três profissionais médicos, então significa que a consulta pode ser feita com maior qualidade, pois temos um tempo maior de atendimento”, completou dr. José Nuncio.
O outro médico da equipe, especialista em medicina da Família, o dr. Eric Kirschner, que atende no CCI desde o ano passado, conta que atualmente, com a ampliação dos serviços, são atendidos uma média de 12 pacientes por semana.
“Como médicos de família e comunidade proporcionamos um cuidado contínuo, integral durante todos as fases da vida focando na pessoa e não só na doença”, explicou Dr. Eric que é professor da faculdade de medicina São Leopoldo Mandic e como tal atua na UBS Paraíso, juntamente com seus alunos na Atenção Primária a Saúde.
As frequentadoras assíduas do CCI, Alice Dias de 82 anos e Sebastiana Crisóstomo, de 80 anos, aprovaram a nova sala e a ampliação dos atendimentos médicos.
“Participo de várias atividades no CCI desde que eu tinha 45 anos. Gosto muito de tudo e estou feliz que temos mais assistência médica aqui. Já passei uma vez com o geriatra e acho importante me cuidar”, disse Alice. “Hoje recebemos um grande presente que é esta nova sala e tudo que é oferecido aqui pra gente temos que aproveitar. Já passei três vezes pelo atendimento médico”, contou Sebastiana.