O Centro de Convivência do Idoso (CCI), de Valinhos, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Família e da Mulher, mantém neste mês de outubro uma série de atividades gratuitas voltadas aos idosos em comemoração ao Mês do Idoso. A programação, lançada no dia 1º, no Dia Mundial do Idoso, seguirá até o dia 31.
No último dia 10, entre as atividades oferecidas houve conscientização sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, teste de glicose e avaliação nutricional em parceria com a Secretaria da Saúde. Também houve apresentação cultural de Violino e Ballet oferecidos pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Já no dia 17, a partir das 13h30, está programada uma gincana cognitiva com a participação dos idosos que frequentam o CCI, com brincadeiras que estimulam a cognição. No dia 31, no encerramento das comemorações, haverá Ato Ecumênico, além de apresentação da peça ‘Dá licença d’eu conta!’, com o grupo de teatro do CCI. O grupo de passinho do Centro Centro de Convivência do Idoso será outra atração.
Outubro Prateado
As comemorações do Mês do Idoso integram ainda a celebração da campanha ‘Outubro Prateado’, que incentiva e conscientiza a população idosa e adulta sobre a importância da qualidade de vida, com hábitos que promovam o bem-estar físico, mental e social.
Atualmente são inscritos no CCI 1330 idosos que participam de uma série de atividades gratuitas, entre elas ballet, jogos de salão, oficina de memória, alfabetização, dança de salão, ginástica, informática, biblioteca, pintura em tecido, crochê, roda de conversa. Também são oferecidos gratuitamente aos idosos que frequentam o CCI atendimento odontológico e consultas com médicos geriatras e da família.
Para a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, e toda a equipe do CCI, comemorar o Mês do Idoso é reafirmar o compromisso com o cuidado, o respeito e a valorização de quem tanto já contribuiu para a cidade. “Preparamos uma programação especial com atividades que promovem saúde, bem-estar e convivência, reforçando a importância de envelhecer com dignidade e qualidade de vida”, destaca Dalva Berto.