O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Valinhos, vinculado à Prefeitura, realizou na manhã desta quinta-feira (6) mais uma edição da Roda de Conversa Conviver, reunindo participantes para dialogar sobre um tema fundamental: os cuidados com a saúde do homem no contexto da campanha Novembro Azul.
A atividade contou com a participação da professora Priscila Marques, da Faculdade São Leopoldo Mandic, que conduziu uma conversa esclarecedora sobre a importância do autocuidado masculino, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e prevenção de doenças, especialmente no envelhecimento.
Durante a atividade, foi abordado também o tema dos cuidados paliativos, reforçando a necessidade de atenção integral à saúde do homem, desde a prevenção até o acompanhamento permanente. A professora ainda destacou o papel das mulheres — esposas, mães e familiares — para que incentivem os homens a procurarem as unidades básicas de saúde e a realizarem seus exames de rotina.
“Estamos aqui para conversar e dialogar com os idosos sobre a importância do autocuidado na saúde do homem, cuidados com alimentação, necessidade de exercício físico. E também com as mulheres, com as idosas, que têm essa proximidade com a saúde do homem, com seus maridos e seus filhos, para que divulguem e os incentivem a procurar as unidades básicas de saúde para se cuidarem e terem qualidade de vida. A gente agradece muito toda a equipe do Centro de Convivência dos Idosos que sempre nos acolhe tão bem”, falou a professora Priscila.
A secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, reforçou o compromisso da gestão em promover ações de conscientização e cuidado. “É fundamental que os homens se atentem à prevenção. O câncer de próstata tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade consigo mesmo e com a família”, disse.
“O evento reforça o compromisso do município em ampliar o diálogo sobre a saúde do homem, promover o acesso à informação e incentivar práticas que garantam qualidade de vida à população idosa”, concluiu a secretária Dalva.









