Um jovem foi detido pela equipe tática do ROMU da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos na noite do último sábado (8), após ser flagrado portando um simulacro de pistola na Praça Washington Luís. A ação foi desencadeada pelo Centro de Comunicações (CECOM), que identificou o grupo por meio do sistema de câmeras de segurança.
Por volta das 19h20, os agentes do CECOM visualizaram um dos jovens ostentando o que parecia ser uma arma de fogo. Imediatamente, a equipe do ROMU e uma viatura de radiopatrulha foram deslocadas até o local. Durante a abordagem, foi confirmada a presença de um simulacro de pistola, que havia sido escondido nas proximidades.
“Brincadeira” perigosa e antecedente criminal
Os jovens alegaram que “brincavam” com o objeto, mas o responsável pelo simulacro – que já responde a processo por receptação – foi conduzido à delegacia, notificado e colocado à disposição da Justiça. O ato de portar simulacro em espaço público configura risco à segurança e pode gerar medidas legais.
O comandante da GCM, Anderson Gomes, destacou a importância do monitoramento integrado: “A rapidez do nosso monitoramento em identificar situações de risco e a pronta resposta das equipes de rua são essenciais para prevenir incidentes e manter a ordem em áreas públicas”.









