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NOV
25
25 NOV 2025
EDUCAÇÃO
Valinhos inicia movimento para revisão curricular com foco na 5ª aula em 2026
Foto Noticia Principal Grande
Encontros com especialistas têm foco na revisão curricular (foto - divulgação PMV)
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Projeto de capacitação envolve especialistas em Artes, Inglês e Educação Física

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo o projeto "Revisitar e Elaborar uma Formação com a Essencialidade do Currículo". Trata-se de uma ação estratégica que prepara a rede municipal para a implementação da 5ª aula em 2026. A iniciativa, coordenada pelo Departamento Pedagógico e pela Divisão de Formação Continuada, envolve a revisão curricular das áreas de Artes, Inglês e Educação Física para a Educação Infantil (Infantil 1 e 2) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

 

O movimento tem como pilares centrais uma reunião semanal para revisitar o currículo, com especialistas de cada componente curricular. A partir desses encontros, os profissionais buscam identificar os elementos essenciais que devem ser priorizados na 5ª aula. Com o diagnóstico finalizado, são elaboradas as orientações para subsidiar o trabalho docente, tanto dos que já estão na rede quanto dos que serão contratados para complementar o quadro. "Estamos construindo as bases para uma expansão qualificada da jornada escolar. Mais do que aumentar o tempo na escola, queremos garantir que cada minuto adicional seja dedicado a experiências pedagógicas significativas e alinhadas ao nosso currículo municipal", destacou o secretário André Amaral.

 

 

Formação docente como eixo estratégico

 

Até dezembro deste ano, a revisão curricular deve estar concluída. Em janeiro, os subsídios de orientação serão concluídos para que o material seja apresentado aos docentes na semana de planejamento. Ao longo do primeiro trimestre de 2026, será realizada uma formação específica para todos os professores das áreas envolvidas, tanto os novatos quanto os já integrantes da rede. A capacitação seguirá o formato de rodas de conversa entre pares. As metas desejadas pelo grupo são:

 

  • Apropriação coletiva do currículo municipal;

 

  • Fortalecimento do senso de pertencimento;

 

  • Troca de experiências entre professores do Fundamental I e II;

 

  • Alinhamento de práticas para a implantação da 5ª aula.

 

 

A iniciativa consolida o compromisso da Secretaria com a gestão curricular participativa, valorizando os profissionais por meio de uma formação contextualizada que articula planejamento e prática pedagógica de modo concatenado. Além disso, a oferta da quinta aula possibilita a ampliação qualificada do tempo de aprendizagem dos estudantes. "Esta formação representa um avanço em nossa metodologia de desenvolvimento profissional. Estamos promovendo o estudo permanente do currículo como ferramenta viva e dinâmica, sempre com foco na qualidade e na equidade educacional", explicou o secretário.

Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos - SP
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
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