A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo, apoia a realização do projeto Grafitando Horizontes, que está transformando os muros de escolas municipais em verdadeiras galerias de arte urbana. A iniciativa, que começou na última segunda-feira (24) e segue até 2 de dezembro, combina oficinas gratuitas de grafite com plantio de mudas e conscientização ambiental, envolvendo estudantes e comunidade em um processo criativo coletivo.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou o caráter educacional da ação: "Estamos unindo expressão artística, educação ambiental e pertencimento comunitário. Os estudantes não apenas aprendem técnicas de grafite, mas deixam sua marca na escola, criando um vínculo afetivo com o espaço e compreendendo na prática conceitos de sustentabilidade".
Arte que transforma o espaço escolar
Na EMEB Alice Sulli Nonato, o projeto passou segunda (24) e terça-feira (25), com oficinas realizadas no período da manhã. Nesta quarta (26) e quinta (27), as atividades aconteceram na EMEB Dirce Antônio no período da tarde. Na próxima semana, dias 1 e 2, a EMEB Antônio Perseghetti recebe a última etapa do projeto semana.
Cada oficina é composta por uma breve formação teórica sobre história e técnicas do grafite, além do desenvolvimento prático de habilidades artísticas com a criação coletiva de painéis pintados nos muros escolares. A ação inclui ainda o plantio de mudas nativas para reforçar a conscientização ambiental. Todo o processo criativo está sendo documentado fotograficamente e resultará em uma exposição virtual que valorizará o trabalho dos participantes e o impacto do projeto nas escolas. Os estudantes receberão certificados de participação ao final de cada oficina.
O Grafitando Horizontes representa a materialização do conceito de educação integral aliado à expansão do repertório cultural dos alunos. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com patrocínio da Hidroall e apoio institucional da Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Educação e Cultura de Valinhos.
"Esta parceria demonstra como diferentes esferas podem trabalhar juntas para oferecer experiências enriquecedoras aos nossos estudantes. O resultado são muros que contam histórias e estudantes que se sentem parte ativa da transformação de sua escola", complementou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.









