Nesta segunda-feira (8), representantes das secretarias municipais de Valinhos reuniram-se na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania para um alinhamento operacional do Plano de Contingência de Defesa Civil (PLANCON), que norteará as ações da cidade durante a Operação Verão 2025/2026. A orientação foi conduzida pelo diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias, e contou com a participação de gestores de diversas áreas da administração municipal.
Durante o encontro, foram detalhadas as responsabilidades de cada órgão e os procedimentos que serão adotados conforme os quatro níveis de monitoramento previstos no decreto municipal, sempre considerando períodos de 72 horas:
Estado de observação: até 80 mm de chuva acumulada;
Estado de atenção: a partir de 80,1 mm, com vistorias em áreas previamente mapeadas;
Estado de alerta: remoção preventiva de moradores em áreas de risco iminente;
Estado de alerta máximo: remoção total da população de áreas identificadas como de alto risco.
Outro destaque do encontro foi a explicação sobre o FIDE – Formulário de Informações de Desastre, documento essencial para reportar as autoridades estaduais e federais em caso de ocorrências de grande impacto no município.
“Este alinhamento garante que todos os departamentos municipais estejam preparados para agir de forma integrada, priorizando a segurança da população e a resposta ágil em situações de emergência”, destacou o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Eduardo Matias.
Operação Verão em andamento
Valinhos deu início oficial à Operação Verão 2025/2026 na última segunda-feira (1º). O período, que se estende até 31 de março de 2026, tem foco na prevenção, preparação e resposta a desastres relacionados a chuvas intensas e eventos climáticos extremos. A medida está respaldada por decreto municipal publicado em edição extra dos Atos Oficiais.
A operação está alinhada com o Plano de Contingência do município e com as diretrizes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, reforçando a política de construção de uma cidade resiliente.
Cartilha orientativa e sistemas de alerta
No último mês, a Defesa Civil de Valinhos disponibilizou uma cartilha digital com orientações práticas para o período de chuvas. O material, que pode ser acessado gratuitamente clicando aqui, aborda medidas preventivas, ações durante e após eventos climáticos. A cartilha reforça a importância de a população se informar por canais oficiais e adotar medidas de autoproteção.
A cidade de Valinhos está inserida no sistema de alerta Cell Broadcast, que emite mensagens de texto e alarmes de áudio em caso de situações severas ou extremas de eventos climáticos. Além disso, o cidadão que desejar receber informações sobre previsão de eventos climáticos severos para a região onde mora pode cadastrar o CEP da residência na base de alertas da Defesa Civil estadual, enviado uma mensagem de texto (SMS) com o código postal para o número 40199. O serviço é gratuiro.
Plantão permanente
A Defesa Civil de Valinhos mantém plantão ininterrupto durante toda a Operação Verão. Em caso de emergência, a população deve acionar:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193









