Objetivo da alteração na Avenida Invernada no trecho do viaduto é melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança na alça de acesso
A Prefeitura de Valinhos implantou mais uma faixa de rolamento na Avenida Invernada no trecho do Viaduto Laudo Natel no sentido da Vila Santana. Para viabilizar a intervenção, a Secretaria de Obras Públicas removeu o canteiro central que estava localizado próximo ao semáforo. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou toda a pintura da faixa e fez a sinalização de solo.
O objetivo da alteração é melhorar a vazão de veículos principalmente nos horários de pico, já que a via é um dos principais acessos do centro aos bairros. A faixa adicional deve melhorar o fluxo para os motoristas que seguem para a Vila Santana e aumentar a segurança dos veículos que vêm da Avenida Gessy Lever utilizando a alça de acesso ao viaduto.
As demais vias do entorno não sofreram alterações.
Nova faixa é sequência das intervenções na Invernada
A implantação da segunda faixa é uma continuação das intervenções que entraram em vigor na Avenida Invernada no dia 15 de novembro. À época, começaram as proibições de conversão no cruzamento com a Rua Campos Salles e, a 200 metros dali, foi feito um novo retorno com semáforo, o que mudou a configuração da via, tanto para acesso à Avenida Invernada, quanto para os bairros sentido Jardim São Marcos.
As soluções implementadas foram simples, de baixo custo e trouxeram resultados efetivos para a melhoria no trânsito e redução nos congestionamentos que há décadas vinham causando transtornos aos motoristas.
Para quem utiliza a via diariamente, as melhorias recentes já são percebidas na prática. “Passo pela Avenida Invernada todos os dias e a diferença é enorme. Antes era sempre aquele congestionamento interminável, mas agora o trânsito flui muito melhor”, afirma o músico e empresário, Bruno Piazza.
A jornalista Gabriela Paschoal também elogiou as mudanças. “Essas intervenções trouxeram impactos diretos no meu dia a dia. O que antes demorava muito, agora flui com rapidez. E não é só sobre ganhar tempo — é sobre qualidade de vida. No trânsito, além de atrasar outras atividades, meus filhos ficavam inquietos dentro do carro. Tanto no trecho da FAV, quanto no viaduto, a diferença é nítida. Finalmente vemos uma solução para um problema que há anos prejudicava quem precisa passar por aqui diariamente”, disse.