Ir para o conteúdo

Prefeitura de Valinhos e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Valinhos
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
DEZ
08
08 DEZ 2025
EDUCAÇÃO
Evento “Entrelaços” reúne educadores de Valinhos para partilhar projetos de inclusão
Foto Noticia Principal Grande
Entrelaços reuniu 130 professores na FAV (foto - divulgação PMV)
receba notícias
Atividade foi realizada no sábado (6) na Faculdade Anhanguera

No último sábado (6), cerca de 130 educadores da rede municipal de ensino de Valinhos participaram do Entrelaços – Práticas Docentes na Educação Inclusiva, um encontro dedicado à partilha de projetos pedagógicos inclusivos. O evento, coordenado pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) da Secretaria de Educação, foi realizado na Faculdade Anhanguera de Valinhos.

 

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Educação, André Amaral; da secretária-adjunta da Educação, Gizele Bevilacqua e da diretora pedagógica e responsável pelo NEEI, Luciana Schiavinato Von Zuben. “O Entrelaços simboliza a união de propósitos, o encontro de trajetórias e o florescimento de ideias que inspiram novas práticas. É, acima de tudo, uma celebração da nossa prática, da nossa sensibilidade e da nossa crença em uma escola que acolhe, valoriza e transforma vidas”, afirmou Luciana.

 

Em seguida, o secretário André Amaral ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as equipes da Secretaria de Educação e do NEEI para o fortalecimento das políticas de inclusão no município. Ele recordou o valor do Entrelaços como espaço de encontro, reconhecimento, inspiração e transformação, que celebra o olhar sensível e o fazer pedagógico que acolhem cada estudante em sua singularidade. “Este evento só é possível graças ao empenho da união das divisões de Formação Continuada e de Educação Inclusiva. É um momento para celebrar a força do trabalho docente, a potência das experiências pedagógicas e o compromisso da nossa rede com uma educação verdadeiramente acolhedora, diversa e transformadora”, disse o secretário.

 

Também foi destacada a parceria com o Instituto Chamex, executada por meio da organização Mais Diferenças, que tem sido fundamental para a qualificação das políticas de inclusão em Valinhos. Por meio do projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva”, foram realizadas formações, acompanhamento pedagógico e ações que aproximam a teoria do cotidiano escolar, ampliando estratégias de participação e aprendizagem para todos os estudantes. As ações do programa em Valinhos foram apresentadas numa palestra de Guacyara Labonia, coordenadora-adjunta da Mais Diferenças.

 

 

Projetos apresentados nas salas temáticas

 

Após a abertura, os participantes se dividiram em quatro salas temáticas, onde foram apresentados projetos inclusivos desenvolvidos em escolas municipais. O prefeito Franklin Duarte de Lima e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto visitaram as salas de apresentação. O prefeito deixou uma mensagem de profunda gratidão aos educadores pelo empenho e dedicação na construção de uma educação mais inclusiva.

 

Acompanhe abaixo a relação completa das salas, turmas, projetos, autores e escolas:

 

SALA 1

 

Turma: 2º ano

Projeto: Mercadinho

Autoria: Cristina Keiko Minasaki

Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha

 

Turma: 2º ano

Projeto: Parceria que deu certo

Autoria: Patrícia Andrade dos Santos Lopes, Sandra Cavalini Vieira de Oliveira

Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio

 

Turma: Infantil II

Projeto: Produção de repelente natural à base de Citronela

Autoria: Cristina Keiko Minasaki

Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha

 

Turma: 2º ano

Projeto: Entrelaços no cotidiano: uma roda que aprende a ver de outros jeitos

Autoria: Camille da Costa Feijó Nicolau

Escola: EMEB Profa. Alice Sulli Nonato

 

Turma: Infantil e 5º ano

Projeto: Atenção Plena

Autoria: Débora Capell

Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio

 

 

SALA 2

 

Turma: 5º ano

Projeto: Incluir é crer no potencial do aluno

Autoria: Sirlene Aparecida Souza Alves

Escola: EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempet

 

Turma: 5º ano

Projeto: Estudo de caso M. F. S. G.

Autoria: Thani Gonçalves de Carvalho Brentari e Maria Rita Colevati Rodrigues Klebis

Escola: EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempet

 

Turma: 4º ano

Projeto: Nosso jeito de contar lendas

Autoria: Lidiane de Souza Brinatti

Escola: EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga

 

Turma: 4º ano

Projeto: Educação financeira para crianças

Autoria: Renata de Brito Silva

Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha

 

 

SALA 3

 

Turma: 4º ano

Projeto: Personalização do ensino como estratégia de equidade: o estudante como protagonista na sala de aula

Autoria: Cristina de Andrade Ferreira Silveira

Escola: EMEB Dom Bosco

 

Turma: 5º ano

Projeto: Sistema do corpo humano

Autoria: Célia Regina Perpétua Trois

Escola: EMEB Jorge Bierrenbach de Castro

 

Turma: Infantil II

Projeto: De um autista para outro.

Autoria: Mayara Gomes Costa e Anna de Jesus dos Santos

Escola: EMEB Professora Neize Quaglio Mathedi

 

Turma: 9º ano

Projeto: Todo mundo se comunica

Autoria: César Augusto Gomes

Escola: EMEB Luiz Antoniazzi

 

 

SALA 4

 

Turma: Berçário II

Projeto: 5 sentidos e A galinha ruiva

Autoria: Cristiane Barreto Crispim, Luciana Moraes dos Santos e Anderson Roberto da Silva

Escola: CEMEI Papa João Paulo II

 

Turma: 1º ano

Projeto: Projeto Mascote: Cenourinha o coelho viajante

Autoria: Ana Carolina Mondenez, Caroline Delfino Sanches

Escola: EMEB Pedro Luiz Rodrigues de Souza

 

Turma: Infantil II

Projeto: Do lúdico à avaliação, vamos adaptar então?

Autoria: Lindsey Carvalho Vieira

Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio

 

Turma: Maternal I

Projeto: Educando com gentileza: a desarticulação do capacitismo na primeiríssima infância

Autoria: Leticia Gonçalves Soares

Escola: CEMEI Antonio Monteiro Filho

 

Turma: Berçários e Maternais

Projeto: A inclusão na primeiríssima infância: a percepção dos sinais, o acolhimento e o acompanhamento.

Autoria: Andrea Cristina Primerano, Daniela Cristina Pereira Matias

Escola: CEMEI Monteiro Filho

 

 

“As salas temáticas possibilitaram troca, reflexão e inspiração coletiva. Esses são elementos fundamentais para fortalecer os laços entre os educadores e a inspirar novas práticas inclusivas em Valinhos”, concluiu o secretário André Amaral.

Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos - SP
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia