No último sábado (6), cerca de 130 educadores da rede municipal de ensino de Valinhos participaram do Entrelaços – Práticas Docentes na Educação Inclusiva, um encontro dedicado à partilha de projetos pedagógicos inclusivos. O evento, coordenado pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) da Secretaria de Educação, foi realizado na Faculdade Anhanguera de Valinhos.
A abertura do evento contou com a participação do secretário da Educação, André Amaral; da secretária-adjunta da Educação, Gizele Bevilacqua e da diretora pedagógica e responsável pelo NEEI, Luciana Schiavinato Von Zuben. “O Entrelaços simboliza a união de propósitos, o encontro de trajetórias e o florescimento de ideias que inspiram novas práticas. É, acima de tudo, uma celebração da nossa prática, da nossa sensibilidade e da nossa crença em uma escola que acolhe, valoriza e transforma vidas”, afirmou Luciana.
Em seguida, o secretário André Amaral ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as equipes da Secretaria de Educação e do NEEI para o fortalecimento das políticas de inclusão no município. Ele recordou o valor do Entrelaços como espaço de encontro, reconhecimento, inspiração e transformação, que celebra o olhar sensível e o fazer pedagógico que acolhem cada estudante em sua singularidade. “Este evento só é possível graças ao empenho da união das divisões de Formação Continuada e de Educação Inclusiva. É um momento para celebrar a força do trabalho docente, a potência das experiências pedagógicas e o compromisso da nossa rede com uma educação verdadeiramente acolhedora, diversa e transformadora”, disse o secretário.
Também foi destacada a parceria com o Instituto Chamex, executada por meio da organização Mais Diferenças, que tem sido fundamental para a qualificação das políticas de inclusão em Valinhos. Por meio do projeto “Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva”, foram realizadas formações, acompanhamento pedagógico e ações que aproximam a teoria do cotidiano escolar, ampliando estratégias de participação e aprendizagem para todos os estudantes. As ações do programa em Valinhos foram apresentadas numa palestra de Guacyara Labonia, coordenadora-adjunta da Mais Diferenças.
Projetos apresentados nas salas temáticas
Após a abertura, os participantes se dividiram em quatro salas temáticas, onde foram apresentados projetos inclusivos desenvolvidos em escolas municipais. O prefeito Franklin Duarte de Lima e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto visitaram as salas de apresentação. O prefeito deixou uma mensagem de profunda gratidão aos educadores pelo empenho e dedicação na construção de uma educação mais inclusiva.
Acompanhe abaixo a relação completa das salas, turmas, projetos, autores e escolas:
SALA 1
Turma: 2º ano
Projeto: Mercadinho
Autoria: Cristina Keiko Minasaki
Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha
Turma: 2º ano
Projeto: Parceria que deu certo
Autoria: Patrícia Andrade dos Santos Lopes, Sandra Cavalini Vieira de Oliveira
Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio
Turma: Infantil II
Projeto: Produção de repelente natural à base de Citronela
Autoria: Cristina Keiko Minasaki
Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha
Turma: 2º ano
Projeto: Entrelaços no cotidiano: uma roda que aprende a ver de outros jeitos
Autoria: Camille da Costa Feijó Nicolau
Escola: EMEB Profa. Alice Sulli Nonato
Turma: Infantil e 5º ano
Projeto: Atenção Plena
Autoria: Débora Capell
Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio
SALA 2
Turma: 5º ano
Projeto: Incluir é crer no potencial do aluno
Autoria: Sirlene Aparecida Souza Alves
Escola: EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempet
Turma: 5º ano
Projeto: Estudo de caso M. F. S. G.
Autoria: Thani Gonçalves de Carvalho Brentari e Maria Rita Colevati Rodrigues Klebis
Escola: EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempet
Turma: 4º ano
Projeto: Nosso jeito de contar lendas
Autoria: Lidiane de Souza Brinatti
Escola: EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga
Turma: 4º ano
Projeto: Educação financeira para crianças
Autoria: Renata de Brito Silva
Escola: EMEB Horácio de Salles Cunha
SALA 3
Turma: 4º ano
Projeto: Personalização do ensino como estratégia de equidade: o estudante como protagonista na sala de aula
Autoria: Cristina de Andrade Ferreira Silveira
Escola: EMEB Dom Bosco
Turma: 5º ano
Projeto: Sistema do corpo humano
Autoria: Célia Regina Perpétua Trois
Escola: EMEB Jorge Bierrenbach de Castro
Turma: Infantil II
Projeto: De um autista para outro.
Autoria: Mayara Gomes Costa e Anna de Jesus dos Santos
Escola: EMEB Professora Neize Quaglio Mathedi
Turma: 9º ano
Projeto: Todo mundo se comunica
Autoria: César Augusto Gomes
Escola: EMEB Luiz Antoniazzi
SALA 4
Turma: Berçário II
Projeto: 5 sentidos e A galinha ruiva
Autoria: Cristiane Barreto Crispim, Luciana Moraes dos Santos e Anderson Roberto da Silva
Escola: CEMEI Papa João Paulo II
Turma: 1º ano
Projeto: Projeto Mascote: Cenourinha o coelho viajante
Autoria: Ana Carolina Mondenez, Caroline Delfino Sanches
Escola: EMEB Pedro Luiz Rodrigues de Souza
Turma: Infantil II
Projeto: Do lúdico à avaliação, vamos adaptar então?
Autoria: Lindsey Carvalho Vieira
Escola: EMEB Profa. Dirce Antonio
Turma: Maternal I
Projeto: Educando com gentileza: a desarticulação do capacitismo na primeiríssima infância
Autoria: Leticia Gonçalves Soares
Escola: CEMEI Antonio Monteiro Filho
Turma: Berçários e Maternais
Projeto: A inclusão na primeiríssima infância: a percepção dos sinais, o acolhimento e o acompanhamento.
Autoria: Andrea Cristina Primerano, Daniela Cristina Pereira Matias
Escola: CEMEI Monteiro Filho
“As salas temáticas possibilitaram troca, reflexão e inspiração coletiva. Esses são elementos fundamentais para fortalecer os laços entre os educadores e a inspirar novas práticas inclusivas em Valinhos”, concluiu o secretário André Amaral.









